Evangelho DominicalVersículos Bíblicos
 
 
 
 
 

28. Cristo: bom e belo pastor

Ler do Início
19.05.2015 | 3 minutos de leitura
Yuri Lamounier Mombrini Lira
Crônicas
28. Cristo: bom e belo pastor

“O Senhor é meu pastor,

nada me faltará!” (Sl 23,1)



Ouço a voz do bom pastor,

ecoar no rio do tempo, 

são palavras de amor, 

são palavras de alento…

(Jorge Linhaça)



O evangelista João aponta para a figura simbólica do pastor e apresenta Jesus como o modelo perfeito de pastor, o bom pastor, aquele que conhece íntima e profundamente a cada uma de suas ovelhas.


Disse Jesus: “Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a vida por suas ovelhas. O mercenário, que não é pastor e não é dono das ovelhas, vê o lobo chegar, abandona as ovelhas e foge, e o lobo as ataca e dispersa. Pois ele é apenas um mercenário que não se importa com as ovelhas. Eu sou o bom pastor. Conheço as minhas ovelhas, e elas me conhecem, assim como o Pai me conhece e eu conheço o Pai. Eu dou minha vida pelas ovelhas.” (Jo 10, 11-16)


Jesus se faz próximo de nós, mistura-se conosco, nos conhece e nos chama pelo nome... Ele sonda nosso coração e sabe de todas as nossas virtudes e todas as nossas misérias. Ele conhece nossos sofrimentos, dramas, sonhos e esperanças! O Senhor nos ama como somos! E é assim que ele precisa de nós: do jeito que somos. Jesus é o bom pastor que nunca nos abandona! Nos momentos mais difíceis de nossa vida, quando parece que todos nos abandonam, ele não nos desampara... Nesses momentos, o Bom Pastor nos pega no colo, cuida de nós, afaga-nos em nossas dores, sara nossas feridas e, se for preciso, é capaz de dar a sua vida por nós.


“Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a vida por suas ovelhas” (Jo 10,11). Dizem os estudiosos que a palavra em português que melhor traduziria a palavra “bom” do texto original em grego é a palavra belo. Assim, Cristo é o bom e belo pastor. Belo porque nos atrai... Atrai por sua voz, por seu olhar... Deus é beleza! E, diz o poeta que “A beleza salvará o mundo” (Dostoiévski). É Cristo a beleza que salva o mundo! Que nos salva dos dissabores da existência, mais ainda, que nos salva de nós mesmos; salva-nos de nossas prepotências e egoísmos e liberta-nos para uma vida nova.


Lembremo-nos da conhecida canção: “Sou Bom Pastor, ovelhas guardarei, não tenho outro ofício nem terei. Quantas vidas eu tiver, eu lhes darei...”Somos felizes, pois temos um Deus que nos ama e cuida de nós.





PUBLICIDADE
  •  
  •  
  •  
  •  
  •