Evangelho DominicalVersículos Bíblicos
 
 
 
 
 

292. Partida e chegada

Ler do Início
24.06.2024 | 3 minutos de leitura
Yuri Lamounier Mombrini Lira
Crônicas
292. Partida e chegada
“Aquele que nos guarda não cochila, 
Deus nos ampara na chegada e na partida" 
(Sl 121)

Não perca de vista seu ponto de partida” 
(Santa Clara de Assis)

No dia 11 de agosto, a Igreja celebra a memória de santa Clara de Assis e gosto muito de um pensamento que ela escreveu numa de suas cartas à Inês, uma jovem nobre de Praga. Assim escreveu a Santa de Assis: “Não perca de vista seu ponto de partida, conserve o que você tem, faça o que você estiver fazendo e não o deixe, mas em rápida corrida, com passo ligeiro e pé seguro, de modo que seus passos nem recolham a poeira, confiante e alegre, avance com cuidado pelo caminho da bem-aventurança".
Através dessas palavras, santa Clara nos ajuda a refletir sobre a nossa travessia da vida e sobre nosso caminho como discípulas e discípulos de Jesus.
"Não perca de vista seu ponto de partida". O nosso ponto de partida é Cristo e Ele está sempre presente ao longo de nossa jornada. Não podemos perder de vista as motivações que nos impulsionam a iniciar nossa caminhada, nossos sonhos e as intenções que habitavam nosso coração no início da caminhada. No entanto, também não podemos perder de vista, o nosso ponto de chegada, a meta que desejamos alcançar. É preciso olhar para trás e para frente. 
O presente é construído através da harmonia e do equilíbrio que temos entre esses dois pontos. Vez em quando, é preciso olhar pra trás, para o caminho percorrido, tomando cuidado de não ficar preso a ele... E é preciso também olhar para a frente, vislumbrar o que nos aguarda no futuro, no entanto sem a obsessão de queimar etapas e querer que o futuro aconteça já. 
Por isso, santa Clara recomenda que é preciso "conservar o que temos e que permaneçamos fazendo o que estamos fazendo". É preciso andar com passos firmes e ligeiros e, assim, faremos nossa travessia com fé e esperança. É preciso ir sempre avante, tomando cuidado, mas caminhando com coragem nesse caminho que conduz à felicidade plena que é Jesus, o caminho da bem-aventurança. 
Certamente seríamos mais felizes, se a cada dia, a cada passo, fizéssemos esse exercício de olhar para o ponto de partida e para o ponto de chegada. Aquele nos faz recordar, motiva-nos, anima-nos; este nos faz sonhar. Recordações e sonhos nos ajudarão a caminhar! 
Ao longo de nossa travessia, passo a passo, iremos descobrir que, na partida e na chegada, Cristo está presente. Dele viemos, para Ele peregrinamos e Nele um dia chegaremos. Peregrinemos com confiança, lembremo-nos também do que canta o salmo: "aquele que nos guarda não cochila, Deus nos ampara na chegada e na partida" (Sl 121). Caminhemos...