Evangelho DominicalVersículos Bíblicos
 
 
 
 
 

291. Olha, pra você ver

Ler do Início
17.06.2024 | 2 minutos de leitura
Yuri Lamounier Mombrini Lira
Crônicas
291. Olha, pra você ver
“Vês alguma coisa?” 
(Mc 8,23)

Há muitas pessoas de visão perfeita que nada veem” 
(Rubem Alves)

Nós mineiros costumamos utilizar uma expressão que soa estranha aos ouvidos de alguns: "Olha, pra você ver!" ou ainda em bom mineirês, “Óia pro cê vê”. É o modo que usamos pra chamar atenção de alguém para algo importante que a pessoa não percebeu.
Apesar de parecer um pleonasmo ou um vício de linguagem, acredito que essa expressão nos mostra um detalhe interessante. Há uma sútil diferença entre olhar e ver. Ver é a função natural dos olhos. Já, olhar significa ver com atenção, é enxergar além. Por isso, há tantas pessoas que veem, mas não olham, pois não conseguem enxergar além do óbvio.
No Evangelho Marcos (8,22-26), Jesus cura um cego. Essa cura acontece em etapas. Primeiro, o interlocutor de Jesus passou a enxergar embaçado e, só depois, conseguiu enxergar claramente as coisas. 
Esse cego representa cada um de nós, pois, na travessia da fé, vamos aprendendo a enxergar progressivamente os detalhes. No começo da caminhada, tudo é confuso. Depois, passamos a enxergar com nitidez. Jesus nos ajuda não apenas a ver, mas também, a olhar profundamente a vida, a conhecer e aceitar suas intempéries, a nos entregar aos seus mistérios.
Podemos dizer que, como os mineiros, Jesus diz a cada um de nós: "Olha, pra você ver!" Que possamos olhar com mais atenção para os detalhes de nossa travessia e sermos capazes de enxergar além do óbvio.