Evangelho DominicalVersículos Bíblicos
 
 
 
 
 

185. Cobrir as imagens na quaresma

Ler do Início
07.04.2025 | 2 minutos de leitura
Aíla Luzia Pinheiro de Andrade
Diversos
185. Cobrir as imagens na quaresma
Por que, em algumas paróquias, as imagens de santos ficam cobertas (veladas) com tecidos roxos durante a Quaresma?

Durante a Idade Média havia uma razão prática para isto, pois os fiéis eram, na maioria, analfabetos e precisavam de forma visível para saber que era Quaresma. 
Mas, em tempos posteriores, os clérigos passaram a dar outras explicações para a cobertura de imagens de santos que teria o efeito de focar a atenção na Paixão de Cristo e na maneira como Ele escondia (velava) a Sua divindade na Sua humanidade humilde, a ponto de se submeter ao sofrimento e morte na cruz.
A prática de cobrir imagens dos santos foi associada à cerimónia de cobrir (velar) o crucifixo durante a Semana Santa, por causa do que afirma a leitura do Evangelho de João (8,59): \"Então, pegaram em pedras para atirarem nele; mas Jesus se ocultou [escondeu] e saiu do templo\".
As imagens são cobertas e permanecem assim até o início da Vigília Pascal, quando especificamente esses véus são removidos durante o canto do Glória.
Hoje em dia a prática de cobrir as imagens de santos não é mais necessária, embora algumas comunidades ainda a realizem.
Como a Quaresma é um tempo de introspecção e de purificação, a Igreja Católica destaca esse período com a ausência de decorações festivas e flores nas igrejas. 
É também por isso que, normalmente, não há casamentos ou batizados durante o período da Quaresma, pois tudo isso significa tempo festivo. 
Com essas ausências, a Igreja chama a atenção para o tempo pascal, tempo de músicas mais alegres, flores, decorações, batizados etc.

PUBLICIDADE
  •  
  •  
  •  
  •  
  •