Evangelho DominicalVersículos Bíblicos
 
 
 
 
 

24. O que é shemá?

Ler do Início
12.03.2025 | 2 minutos de leitura
Aíla Luzia Pinheiro de Andrade
Curiosidades
24. O que é shemá?
O texto do Shemá aparece em Dt 6,4-5. O shemá é muito importante para o judaísmo e são palavras de Deus direcionadas ao povo. Ele é tradicionalmente recitado durante a oração matinal do Sábado no judaísmo, bem como durante as orações diárias da manhã e da noite.
 A oração matinal consiste na recitação das palavras do Shemá, às quais se acrescentam Dt 11,13-21 e Nm 15,37-41. Portanto, o Shemá ocupa um lugar importante na “catequese” familiar de geração em geração. 
No ano litúrgico católico romano, o texto do Shema é lido na primeira leitura do 31º. Domingo do Tempo comum do ano B. 
Com a expressão “ouve” (shemá) Israel, o texto convida o povo a cumprir o mandamento mais importante: “Ouve, Israel, o SENHOR, nosso Deus, é UM, o SENHOR. Amarás o Senhor teu Deus com todo o teu coração, com toda a tua alma e com todas as tuas forças” (Dt 6,4-5).
Para um povo de seminômades pastores do deserto, uma terra boa e fértil era o melhor símbolo para tudo o que poderiam desejar. O estabelecimento da Aliança, que prometia grande descendência e terra boa, foi para Israel uma graça de Deus que provocou múltiplas respostas religiosas. Entre essas respostas, nenhuma foi tão perfeita quanto o amor total e singular a um só Deus. A fé em um só Deus pressupõe a experiência de Israel de ter se sentido amado por Deus de forma singular. O que é verdadeiramente novo neste texto de Dt 6,4-5 não é o mandamento do amor a Deus, mas a forma como este mandamento é proposto: como dever fundamental e resumo de todos os deveres religiosos, e razão última de todos os mandatos e preceitos. 
O preceito do amor, que abrange todos os outros preceitos, deveria ficar gravado na memória e estar presente em todas as esferas da vida: coração, alma e forças. Com o “coração”, quer dizer, com sentimentos e razão integrados; com a “alma”, ou seja, com a dignidade; e com as posses, pois, em hebraico, a palavra que é traduzida por “forças” significa tudo aquilo que se possui em abundância e que deve ser colocado a serviço do outro.

PUBLICIDADE
  •  
  •  
  •  
  •  
  •