Evangelho DominicalVersículos Bíblicos
 
 
 
 
 

285. Colo de Deus

Ler do Início
06.05.2024 | 3 minutos de leitura
Ygor Leonardo Sampaio
Crônicas
285. Colo de Deus
“Vinde a mim todos os que estais cansados e eu vos darei descanso” 
(Mt 11,28)

No colo de um Deus criança, 
Eu posso dormir tranquilo” 
(Rubem Alves)

Recebi pelo celular uma mensagem simples, mas que muito me confortou. O texto dizia o seguinte: “O colo de Deus é abrigo quando o coração está aflito. É lugar onde se renova as forças e aumenta a fé. Colo de Deus tem carinho, tem abraço, tem amor, tem cuidado de Deus e proteção... É lugar onde Ele acalma o coração e traz paz à alma. O colo de Deus é o melhor lugar para se estar”. 
Fiquei então pensando naqueles momentos difíceis da vida, em que o tudo que mais precisamos é de alguém que nos afague e acalme. Quase sempre, nessas horas, clamamos por nossas mães. E, então, acredito que o lugar que mais se assemelharia ao colo de Deus é o colo de mãe. Aliás, o nosso povo gosta de cantar que “o amor de mãe recorda o amor de nosso Deus, tomou seu povo ao colo quis nos atrair... a mãe será capaz de se esquecer?” 
Percorrendo a Sagrada Escritura, podemos perceber muitos rastros de Deus Mãe: O espírito que pairava sobre as águas, e como uma grande pomba chocando.... Os profetas falam que Deus vai enxugar as lágrimas, curar as feridas, carregar no colo... atitudes de mãe. E, Jesus utiliza uma metáfora que soa um pouco engraçada, a respeito destes sentimentos maternos: “Jerusalém, Jerusalém, [...], quantas vezes eu quis reunir os teus filhos como uma galinha reúne os seus pintinhos sob as asas.” (Lc 13,34). 
Como é bom saber que o Senhor está sempre conosco, seja caminhando ao nosso lado durante os momentos alegres, seja nos carregando ao colo durante as noites traiçoeiras de nossa vida. São cheias de ânimo e coragem as palavras do profeta Isaías ao escrever sobre o amor de Deus: “Eu sou o Senhor, o teu Deus, eu te pego pela mão e digo: Não temas, que eu te ajudarei” (Is 41,13). 
Um outro profeta, um pouco menos conhecido, mas de grande importância, Habacuc, escreveu: "O Senhor é a minha força; Ele torna o meu andar firme como o de uma corça, e me leva para as montanhas onde estarei seguro" (Hab 3,13). A montanha é um lugar seguro, firme, que nos faz lembrar da segurança e proteção do colo de mãe. 
Por fim, recordemo-nos de uma cena terna de nossa infância. Vez ou outra, acabávamos dormindo no sofá da sala e nossa mãe (ou nosso pai) nos pegava no colo e nos colocava na cama. 
Esse ritual materno é também repetido por Deus, por isso, o poeta português Fernando Pessoa, fez uma prece no final de seu Poema ao Menino Jesus: “Quando eu morrer, Menino, seja eu a criança, o mais pequeno, pega-me Tu ao colo, leva-me para dentro da Tua casa. Deita-me na tua cama. Despe o meu ser, cansado e humano. Conta-me histórias caso eu acorde para eu tornar a adormecer, e dá-me sonhos Teus para eu brincar”.