37. Sobre a parábola do Bom Samaritano
Ler do Início
03.09.2025 | 2 minutos de leitura

Curiosidades

Em Lc 10,25, um doutor da Lei questiona Jesus sobre como herdar a vida eterna. Jesus responde com uma pergunta: “Que está escrito na Lei? Como interpretas?”. O doutor da Lei responde dizendo que a Lei se resume em amar a Deus acima de tudo e ao próximo como a si mesmo. O doutor da Lei, então, pergunta sobre quem é o seu próximo, levando Jesus a explicar através da parábola que se resume no seguinte: Um homem vinha de Jerusalém e foi atacado por ladrões, sendo deixado meio morto. Um sacerdote e um levita passaram por ele, mas não o ajudaram. Um samaritano, considerado um estranho e frequentemente discriminado, ajudou o homem ferido.
Esperava-se que levita e o sacerdote, como pessoas religiosas, que vinham do Templo, ajudassem o homem ferido. Uma pessoa verdadeiramente boa vai além do cumprimento de regras ou de expectativas sociais e está disposta a ajudar os outros, mesmo que isso signifique um custo pessoal ou inconveniente para si mesma. Isso nos avisa que não se deve confiar totalmente em alguém apenas porque pertence ao Templo, ou seja, ao mundo do sagrado. Pessoas religiosas podem nos decepcionar. Da mesma forma, pessoas que se declaram ateias ou de grupos religiosos não hegemônicos podem realizar grandes feitos em favor da humanidade.
O ensino de Jesus não é sobre escolher entre fazer boas ações ou ser religioso. Não é sobre crenças versus ações. É sobre pessoas religiosas que não fazem boas ações. É sobre uma fé vazia versus uma fé operante. O que realmente importa é como tratamos e respondemos às necessidades dos outros, mesmo daqueles que consideramos diferentes ou indignos. Devemos fazer o bem, sendo motivados ou não pela fé. O importante é fazer o bem, sempre. Mas ser insensível ao sofrimento do outro é inadmissível a quem professa uma fé, pois espera-se que a fé torne a pessoa mais sensível às necessidades e aos sofrimentos dos outros.
-
38. O Deus imprevisível do livro de Jó10.09.2025 | 3 minutos de leitura
-
36. É verdade que o Antigo Testamento incita ao preconceito com pessoas estrangeiras?27.08.2025 | 3 minutos de leitura
-
35. Deixar sobre a cama a Bíblia aberta no Salmo 91 (90) protege contra perigos e feitiços?20.08.2025 | 2 minutos de leitura
-
34. Sobre o sacrifício de Isaque18.06.2025 | 3 minutos de leitura
-
33. Por que o Evangelho de João começa com a frase “no princípio era o Verbo”?04.06.2025 | 2 minutos de leitura
-
32. Que é Torá? É a Bíblia dos judeus, o Antigo Testamento?28.05.2025 | 2 minutos de leitura
-
31. Como entender a bem-aventurança de Jesus que diz que é feliz alguém que precisa ser consolado?21.05.2025 | 2 minutos de leitura
-
30. Como entender Pr 26,4-5? É para responder ou não ao insensato?14.05.2025 | 2 minutos de leitura
-
29. “Eis aqui água; que impede que seja eu batizado?” (At 8,36). Por que o eunuco fez esta pergunta a Filipe?07.05.2025 | 2 minutos de leitura
-
186. Devemos usar correntes para simbolizar que somos escravos de Maria?15.04.2025 | 4 minutos de leitura
- 38. O Deus imprevisível do livro de Jó10.09.2025 | 3 minutos de leitura
- 36. É verdade que o Antigo Testamento incita ao preconceito com pessoas estrangeiras?27.08.2025 | 3 minutos de leitura
- 35. Deixar sobre a cama a Bíblia aberta no Salmo 91 (90) protege contra perigos e feitiços?20.08.2025 | 2 minutos de leitura
- 34. Sobre o sacrifício de Isaque18.06.2025 | 3 minutos de leitura
- 33. Por que o Evangelho de João começa com a frase “no princípio era o Verbo”?04.06.2025 | 2 minutos de leitura
- 32. Que é Torá? É a Bíblia dos judeus, o Antigo Testamento?28.05.2025 | 2 minutos de leitura
- 31. Como entender a bem-aventurança de Jesus que diz que é feliz alguém que precisa ser consolado?21.05.2025 | 2 minutos de leitura
- 30. Como entender Pr 26,4-5? É para responder ou não ao insensato?14.05.2025 | 2 minutos de leitura
- 29. “Eis aqui água; que impede que seja eu batizado?” (At 8,36). Por que o eunuco fez esta pergunta a Filipe?07.05.2025 | 2 minutos de leitura
- 28. A contagem do tempo na Bíblia e os diversos calendários10.04.2025 | 5 minutos de leitura