33. Por que o Evangelho de João começa com a frase “no princípio era o Verbo”?
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04.06.2025 | 2 minutos de leitura

Curiosidades

O Evangelho de João inicia com a frase “no princípio era o Verbo”, estabelecendo uma conexão profunda entre a criação do mundo descrita no livro do Gênesis e o mistério de Cristo. Essa ligação é fundamental para compreender a mensagem central do Quarto Evangelho.
No livro do Gênesis, Deus cria o mundo simplesmente por meio de sua palavra (logos, verbo) – “Deus disse: ‘Haja luz’, e houve luz” (Gn 1,3). Essa passagem revela o poder criador da palavra de Deus, que é suficiente em si mesma para trazer à existência tudo o que veio a existir. Não há qualquer oposição ou obstáculo à palavra de Deus para a existência de cada ser criado.
Ao iniciar seu Evangelho com a afirmação “no princípio era o Verbo”, João está estabelecendo um paralelo direto com o início do livro do Gênesis. Ele apresenta Jesus Cristo como a Palavra ou Verbo, que estava com Deus desde o princípio e que, de fato, é Deus. Dessa forma, a Palavra encarnada (Jesus Cristo) é responsável por toda a criação: “Todas as coisas foram feitas por intermédio dele, e sem ele nada do que existe se fez” (Jo 1,3).
Essa associação entre a criação do mundo e a encarnação de Jesus Cristo é fundamental para a mensagem joanina. João demonstra que Jesus não é apenas um profeta ou um líder religioso, mas sim a própria Palavra de Deus que se tornou um ser humano, a luz que resplandece nas trevas e que não pode ser vencida (Jo 1,5). Ao ler o primeiro capítulo de João em paralelo com o primeiro capítulo do Gênesis, podemos compreender melhor a profundidade da mensagem desse Evangelho e o diálogo entre o Antigo e o Novo Testamento.
Essa conexão entre a criação e a encarnação de Cristo também nos leva a refletir sobre a natureza divina de Jesus e sua relação única com o Pai. Ao ser identificado como o Verbo ou a Palavra, Jesus é apresentado como a própria expressão e manifestação de Deus, o elo entre o Criador e a criatura. Essa é uma verdade fundamental para a fé cristã, que nos convida a contemplar o mistério da Trindade e a grandeza do plano de Deus para a humanidade.
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