31. Como entender a bem-aventurança de Jesus que diz que é feliz alguém que precisa ser consolado?
Ler do Início
21.05.2025 | 2 minutos de leitura

Curiosidades

Muitos estudos propõem que o Sermão da Montanha (Mt 5-7) é o núcleo do ensino de Jesus sobre o agir cristão no mundo.
Aderir a Jesus é compreender que o mundo considera manifestação de fraqueza aquilo que para o evangelho é considerado força. Os pobres, os sofredores, os pacificadores, os puros de coração, e todas as pessoas que o mundo atual julga fracas, para o evangelho, são fortes.
Os seguidores de Jesus não devem agir motivados pela vingança nem pela ira, ao contrário, devem amar aos inimigos, praticar a caridade etc. Devem lutar, mas como pacificadores; denunciar e anunciar, mas sempre a partir da não-violência, como construtores da paz.
Quem segue Jesus não vive da ganância e do acúmulo de dinheiro e de poder que agravam a fome e o sofrimento de muitos. Ao contrário, conduz sua vida na dinâmica do Reino de Deus.
Na mesma lógica está a bem-aventurança que diz que “felizes os que choram”. Quem chora pode ser feliz porque o Reino de Deus é o inverso do mundo onde os violentos parecem ser felizes porque têm o poder de oprimir os outros. Essa felicidade dos violentos é ilusória, pois temem ser vítimas de outros violentos. Os que choram são consolados por Deus na esperança da chegada do Reino, trazendo o fim de toda opressão.
Por isso, o Sermão da Montanha e, em especial as bem-aventuranças, é o código essencial que caracteriza os que seguem Jesus e colaboram para que este mundo dê lugar ao Reino, como invocado no Pai-nosso: “venha o teu reino; seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu” (Mt 6,10).
-
38. O Deus imprevisível do livro de Jó10.09.2025 | 3 minutos de leitura
-
37. Sobre a parábola do Bom Samaritano03.09.2025 | 2 minutos de leitura
-
36. É verdade que o Antigo Testamento incita ao preconceito com pessoas estrangeiras?27.08.2025 | 3 minutos de leitura
-
35. Deixar sobre a cama a Bíblia aberta no Salmo 91 (90) protege contra perigos e feitiços?20.08.2025 | 2 minutos de leitura
-
34. Sobre o sacrifício de Isaque18.06.2025 | 3 minutos de leitura
-
33. Por que o Evangelho de João começa com a frase “no princípio era o Verbo”?04.06.2025 | 2 minutos de leitura
-
32. Que é Torá? É a Bíblia dos judeus, o Antigo Testamento?28.05.2025 | 2 minutos de leitura
-
30. Como entender Pr 26,4-5? É para responder ou não ao insensato?14.05.2025 | 2 minutos de leitura
-
29. “Eis aqui água; que impede que seja eu batizado?” (At 8,36). Por que o eunuco fez esta pergunta a Filipe?07.05.2025 | 2 minutos de leitura
-
186. Devemos usar correntes para simbolizar que somos escravos de Maria?15.04.2025 | 4 minutos de leitura
- 38. O Deus imprevisível do livro de Jó10.09.2025 | 3 minutos de leitura
- 37. Sobre a parábola do Bom Samaritano03.09.2025 | 2 minutos de leitura
- 36. É verdade que o Antigo Testamento incita ao preconceito com pessoas estrangeiras?27.08.2025 | 3 minutos de leitura
- 35. Deixar sobre a cama a Bíblia aberta no Salmo 91 (90) protege contra perigos e feitiços?20.08.2025 | 2 minutos de leitura
- 34. Sobre o sacrifício de Isaque18.06.2025 | 3 minutos de leitura
- 33. Por que o Evangelho de João começa com a frase “no princípio era o Verbo”?04.06.2025 | 2 minutos de leitura
- 32. Que é Torá? É a Bíblia dos judeus, o Antigo Testamento?28.05.2025 | 2 minutos de leitura
- 30. Como entender Pr 26,4-5? É para responder ou não ao insensato?14.05.2025 | 2 minutos de leitura
- 29. “Eis aqui água; que impede que seja eu batizado?” (At 8,36). Por que o eunuco fez esta pergunta a Filipe?07.05.2025 | 2 minutos de leitura
- 28. A contagem do tempo na Bíblia e os diversos calendários10.04.2025 | 5 minutos de leitura