Evangelho DominicalVersículos Bíblicos
 
 
 
 
 

35. Deixar sobre a cama a Bíblia aberta no Salmo 91 (90) protege contra perigos e feitiços?

Ler do Início
20.08.2025 | 2 minutos de leitura
Aíla Luzia Pinheiro de Andrade
Curiosidades
35. Deixar sobre a cama a Bíblia aberta no Salmo 91 (90) protege contra perigos e feitiços?
O Sl 91 (90) aborda temas como refúgio em Deus, proteção contra o mal, livramento de perigos e a promessa de longevidade e salvação. Por causa disso, muitas pessoas o recitam ao acordar ou antes de sair para o trabalho cotidiano, com o objetivo de pedir a Deus um bom começo de dia e proteção até o retorno para casa. 
Pedir a proteção divina contra perigos e apegar-se à promessa de livramento e segurança, para quem confia em Deus, reflete o medo que nos domina devido ao ambiente violento e perigoso do mundo atual, principalmente nas grandes cidades. Mas mesmo quem vive em lugares mais tranquilos pode ser surpreendido por algum perigo da natureza ou uma enfermidade súbita, ou até mesmo sofrer alguma violência.
Com medo da violência, algumas pessoas têm o costume de deixar a Bíblia aberta neste salmo, pois acreditam que receberão proteção divina durante todo o dia e em todas as suas tarefas diárias. Trata-se, pois, de um costume que carrega um traço supersticioso. O importante não é o gesto externo isolado do livro estar aberto, que não traz garantia alguma de proteção. O que tem valor mesmo é a fé, ou seja, buscar confiar em Deus de todo coração, aquela confiança que o salmo desperta. A Bíblia é um livro sagrado, pois nos revela a mensagem de Deus, mas a proteção vem da nossa fé e do nosso relacionamento com Ele, não de deixar a Bíblia aberta. E, ainda que a gente reze o salmo 91(90) e que confie muito em Deus e tenha muita fé, não estamos livres das vicissitudes da vida. A vida é cheia de imprevistos, de desastres, de acontecimentos não muito bons. Logo, o importante é que a fé nos ajuda a viver tudo isso em paz e na presença amiga de Deus.  Deixar a Bíblia aberta no salmo 91(90), sem viver na presença de Deus, pode se tornar apenas um costume supersticioso sem efeito real. 
PUBLICIDADE
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •