Evangelho DominicalVersículos Bíblicos
 
 
 
 
 

16. Por que os discípulos de Jesus pediram ao Mestre que os ensinassem a orar?

Ler do Início
08.01.2025 | 2 minutos de leitura
Aíla Luzia Pinheiro de Andrade
Curiosidades
16. Por que os discípulos de Jesus pediram ao Mestre que os ensinassem a orar?
“Um dia, num certo lugar, Jesus estava orando.
Quando ele terminou, um dos seus discípulos lhe disse:
Senhor, ensina-nos a orar, assim como João ensinou aos seus discípulos” (Lc 11,1).

No Antigo Testamento há uma grande variedade de orações, inclusive há o livro dos Salmos, que é o livro de orações por excelência do povo de Israel. Nesse livro há orações, ou seja, salmos, para diversas situações da vida. Citamos, por exemplo, os mais conhecidos:
- Salmos para buscar a ajuda e orientação de Deus:
Salmo 23 (22) – “O Senhor é meu pastor”
Salmo 91 (90) – “Aquele que habita no abrigo do Altíssimo”
- Salmos para tempos de problemas e angústias:
Salmo 13 (12) – “Até quando, Senhor?” 
Salmo 46 (45) - “Deus é o nosso refúgio e fortaleza”
- Salmos para expressar gratidão e ação de graças:
Salmo 103 (102) – “Bendize, ó minha alma, o Senhor!”
Salmo 118 (117) – “Deem graças ao Senhor, porque ele é bom”
A razão pela qual os discípulos pediram a Jesus para lhes ensinar a orar, embora já houvesse uma rica tradição de oração no judaísmo, foi que desejaram uma maneira mais pessoal e direta de se comunicar com Deus, na forma como Jesus o fazia. Eles queriam que Jesus lhes ensinasse um modo específico de orar que refletisse seu próprio relacionamento com Deus, a quem Jesus chamava de Pai. Eles queriam que Jesus lhes ensinasse um padrão de oração, ou seja, princípios por trás da oração, os quais possibilitariam dar um sentido às orações judaicas tradicionais que, embora valiosas, não capturavam totalmente a intimidade, a comunhão, com Deus com a qual Jesus modelou sua própria vida. Os discípulos buscavam uma compreensão mais profunda de como orar à maneira de Jesus, não apenas a recitação de orações tradicionais. Então Jesus lhes ensinou a oração que ficou conhecida como Pai Nosso (Mt 6,9-13; Lc 11,2-4). 
Assim, a oração do Pai Nosso ensinada por Jesus em Mt 6, 9-13 e Lc 11, 2-4, em contraste com o Antigo Testamento que contém numerosas orações, destaca uma forma concisa, e focada no essencial, de se dirigir a Deus, evitando a multiplicação desnecessária de palavras diferenciando-se da prática dos fariseus (Mt 6,5-8).

PUBLICIDADE
  •  
  •  
  •  
  •  
  •