Catequese com adolescentes e jovens - Módulo 5 - Ser livre e ser feliz


Módulo 5: Ser livre e ser feliz
1º Encontro: Como vejo a mim mesmo
* Para aprender as músicas deste módulo, acesse o link: Em construção... *
1. ACOLHIDA E ORAÇÃO INICIAL
- Receber a turma com alegria e atenção, dando a todos as boas-vindas. Cantar músicas animadas. No fim do livro, há diversas sugestões.
- Depois, sossegar a turma e fazer o Sinal da Cruz.
- Cantar a música "Deus estou aqui".
- Motivar a oração: “Amigos, vamos fazer uma oração. Vamos conversar com Jesus que é nosso amigo, nos ama e mora dentro de nossos corações. Feche seus olhos, pense só em Jesus que declarou seu amor e sua amizade por você. Diga a ele que você também quer ser seu amigo e corresponder ao seu amor. E deixe que ele renove seu coração. Peça a ele que tire do seu interior tudo aquilo que ainda é treva, tudo que não é luminoso nem bonito. Vamos começar este encontro fazendo uma faxina em nós mesmos, no nosso interior. Vamos deixar Jesus renovar todo o nosso ser”.
- Cantar de novo a canção anterior.
- Convidar cada um a fazer breve prece espontânea, pedindo a Jesus que renove sua vida. Após cada prece, todos dirão: “Vem nos renovar, Senhor!”.
-Dar o abraço da paz, dizendo uns aos outros: “Muita paz pra você; desejo que Jesus renove seu coração!”.
- Cantar a música "Paz nunca é demais".
2. O QUE A BÍBLIA DIZ
Motivação
Vamos conversar hoje sobre a imagem que temos de nós mesmos. É muito importante a gente refletir sobre o que pensamos de nós mesmos, sobre o modo como nos vemos. A imagem que temos de nós mesmos vai influenciar no modo de ver a vida, de ver as pessoas, de comportar, de decidir... Mas, para conversar sobre o modo como nós nos vemos, vamos antes ouvir um texto da Bíblia que mostra como uma pessoa de fé se vê: como um dom maravilhoso de Deus. É o Salmo 8.
Texto: Sl 8
Ajudar a turma a localizar o texto na Bíblia.
Partilha
- Qual a primeira atitude do salmista quando contempla a vida e o mundo?
- Ao olhar a lua e as estrelas, o salmista se admira. Sua admiração é só pela beleza da criação ou tem algo mais?
- Para o salmista, o ser humano é comparado a quem?
- Para ele, de que o ser humano está pleno?
- Segundo o salmista, que lugar o ser humano ocupa na criação?
- Como termina o salmo? Ou seja, ao olhar para o ser humano, qual a atitude que brota no coração do salmista?
Aprofundamento
- O Salmo 8 é um belo exemplo do modo positivo como as pessoas de fé veem a vida, os seres humanos e a si mesmo. Ver a vida com bons olhos é muito importante, apesar das dificuldades que a vida apresenta. Ver as pessoas com bons olhos é fundamental para boa convivência e bom relacionamento entre todos. Ver cada um de nós como obra maravilhosa de Deus é condição para viver em paz com a gente mesmo, sem dramas, sem traumas, sem angústias...
- Ao ver que nós somos uma obra maravilhosa de Deus e que a vida humana é um dom incomparável, o salmista agradece a Deus, eleva a ele seu louvor. Nasce no seu coração uma atitude de gratidão, que o ajuda a viver mais plenamente.
- Para o salmista, toda a criação é bela; mas o ser humano é ainda mais perfeito, mais bonito, mais completo. Ele é “pouco menor que um deus”, ou seja, dentre toda a criação, o ser humano é que se assemelha a Deus: é capaz de amar, de decidir, de se responsabilizar... afinal, é imagem e semelhança de Deus.
- O modo como nos vemos , a imagem que temos de nós mesmos, é algo muito importante. Se nos vemos como um dom de Deus, cuidamos bem de nós, da nossa saúde, dos nossos afetos, do nosso corpo e de tudo que nos envolve. Se sabemos que somos a obra prima de Deus, não vamos querer estragar e deformar esta obra maravilhosa que Deus fez. Vamos viver dignamente e sempre agradecidos por tudo que ele fez e faz por nós. Se, ao contrário, achamos que não somos nada e que a vida é uma droga, então nossa atitude será bem outra.
- Uma visão distorcida de nós mesmos pode trazer sérios problemas. A fé cristã pode ajudar a corrigir isto. Ela nos mostra que somos seres maravilhosos, imagem e semelhança de Deus. Mas mostra também que não somos deuses. A fé nos ajuda a achar o equilíbrio e a viver bem. Nem uma imagem distorcida para mais, que nos leve a pensar que somos maravilhosos, imbatíveis, superpoderosos... nem uma imagem distorcida para menos, que gere em nós complexos, angústias, desvalorização e temores... Somos maravilhosos, disse o salmista, mas podemos ser absurdos, tresloucados, inconsequentes, advertem outros textos da Bíblia.
- Na jornada da vida, podemos cultivar alguns traumas e angústias que chegam a deformar a verdadeira imagem da gente e nos trazem doenças e prejuízos diversos. É o caso de alguns distúrbios como bulimia (a pessoa come compulsivamente e depois vomita), anorexia (a pessoa não come quase nada por se achar gorda), síndrome de pânico (a pessoa fica descontrolada por qualquer situação, mesmo que esta não apresente nenhum perigo), complexo de inferioridade (a pessoa se acha feia e sem talentos, diminuindo-se diante dos outros) e outras doenças.
- Essas doenças precisam de tratamento. Não se vence o complexo de inferioridade só com bons conselhos, nem a bulimia ou anorexia são vencidas apenas com informações. Nestes casos, é importante receber ajuda médica, de psiquiatra, de psicólogo e, muitas vezes, será preciso tomar medicação, além de receber apoio da família, dos amigos, fazer terapia, ginástica, caminhada...
- Ninguém se envergonhe caso precise de terapia. Neste mundo agitado e com mudanças tão rápidas, praticamente todo mundo precisa deste recurso para ficar inteiro, sem maiores angústias. É isso ou vamos ser um caco, sempre ajuntando os restos que sobraram. Essas doenças psiquiátricas podem advir de angústias do passado, de traumas, de violências sofridas, de abandonos. Todo mundo deveria ter a chance de se tratar e se cuidar. E quem não precisa disto não é melhor do que quem precisa. Todo mundo é obra maravilhosa de Deus e esta obra deve ser tratada com amor e cuidado. Mas nem sempre é assim. Alguns foram mais poupados pela vida, tiveram uma infância mais feliz ou têm uma estrutura mais forte e não se quebraram tanto. Que bom! Que estendam a mão a quem precisa! Quem ficou mais marcado pela vida, levante a poeira e dê volta por cima. Busque ajuda, não sofra tanto mais. Há bons recursos hoje para ajudar quem se encontra com esses males. E isso não diminui ninguém; ao contrário, engrandece, pois mostra a coragem de ir à luta para ser livre e feliz como é desejo de Deus.
- De novo uma advertência: essas angústias psicológicas ou doenças psiquiátricas não significam falta de fé ou de confiança em Deus. São doenças, como diabetes, câncer, úlcera, pressão alta ou gripe. Todo mundo adoece mesmo: uns mais, outros menos. Mas é próprio do ser humano sofrer esses males, pois a vida humana é mesmo complexa e dolorosa. Só Jesus para nos ajudar a dar conta de ser livre e feliz. Esta não é uma tarefa fácil!
3. ATIVIDADE
- Dividir a turma em grupos e repartir o texto abaixo, pedindo que leiam e reflitam, respondendo as questões que seguem.
As sete maravilhas do mundo
Um grupo de estudantes pesquisava as sete maravilhas do mundo. Como sempre foram lembrados: O Taj Mahal, a Muralha da China, as Pirâmides do Egito etc.
Ao recolher os votos, o professor notou um estudante muito quieto. Não tinha escrito nada e parecia meio constrangido.
O professor perguntou se tinha problemas em escolher as sete maravilhas do mundo.
O aluno disse: “Um pouco. Eu não consigo fazer uma lista só de sete, porque são muitas maravilhas”.
O professor incentivou o aluno a dizer o que pensava. E ele disse: “Eu penso que as sete maravilhas do mundo sejam: ver, ouvir, tocar, provar, sentir, rir e amar”.
A sala ficou completamente em silêncio.
Questões:
- Você concorda que o ser humano é maravilhoso? Fale sobre isso.
- O que você acha da lista que o aluno fez. Para ele, as capacidades humanas são as verdadeiras maravilhas do mundo. Você concorda?
- Além das sete maravilhas que o aluno elencou, faça uma lista com outras coisas maravilhosas que podemos fazer.
Conclusão
O salmista, encantado com a maravilha da vida, agradeceu, a Deus especialmente pela beleza do ser humano. De fato, a vida é bela e um dom maravilhoso que deve ser cultivado. Mas o fato de a vida humana ser maravilhosa não a impede de ser sofrida, cheia de angústias e males. Talvez por causa disso ela seja mesmo tão preciosa. Sua fragilidade mostra que ela precisa de cuidados especiais. Todo mundo precisa de cuidado para ser feliz. Ninguém se envergonhe se a vida lhe parece um peso; se não consegue ter esta atitude otimista do salmista que diz: “Que maravilha, meu Senhor, sou eu!”. Esta atitude vem com o tempo, se a gente se cuida, se trata e cura as marcas do passado. Daí a importância da fé cristã. Ela pode ajudar; ela é força pra viver, pois sabemos que não enfrentamos a vida sozinhos: Deus está conosco.
4. ORAÇÃO FINAL E ENCERRAMENTO
- Convidar a turma para rezar.
- Motivar: “Na vida, muita coisa pode deformar a imagem que temos de nós mesmos: as marcas do passado, os traumas, as doenças psíquicas... mas não só isso. Também o pecado pode nos deformar. O pecado tira nossas forças pra lutar; ele nos faz esquecer que somos obra maravilhosa de Deus. Ele nos deixa abatidos, sem forças para a luta. Por isso é tão importante confiar no amor de Deus e buscar sua ajuda. Seu perdão nos fortalece; seu amor nos refaz. Vamos pedir perdão a Deus cantando a música "O que importa”.
- Cantar várias vezes. Depois, dar um tempo para que, em silêncio, cada um peça perdão por suas faltas.
- Cantar de novo, se oportuno.
- Encerrar com o Pai-Nosso.
- Motivar para o próximo encontro e encerrar cantando à vontade. Que tal a música "Louvado seja Deus"?
Dicas para o catequista
- Alguns apontam a fé cristã como uma das responsáveis pelo desastre ecológico que hoje presenciamos no nosso planeta. Dizem eles: “Foi esta visão de superioridade do ser humano que estragou tudo. Se homem e mulher se entendessem como parte da natureza e não como senhores dela, nada disso estaria acontecendo!”. Tem razão em parte os que nos acusam a esse respeito. De fato, a fé cristã sempre entendeu – e continua entendendo – que o ser humano é a obra prima de Deus, e isto, mal compreendido, pode gerar estragos no planeta. Mas, apesar de a fé cristã entender o ser humano como o centro da obra criada, isto não faz dele o senhor de tudo nem dá a ele o direito de subjugar todas as criaturas indiscriminadamente com fins de consumismo. Ao contrário, a fé cristã reconhece o valor da criação e louva a Deus por ela. Ao abordar o tema do ser humano como obra maravilhosa de Deus, tome cuidado o catequista para não desprezar as outras formas de vida, sem as quais a vida humana perece. Mas cuide também para não humanizar – como é tendência de alguns grupos hoje – os animais e outros seres. Tem gente por aí achando que bicho de estimação é gente. Aí também já é demais.
- As doenças psiquiátricas ou psíquicas, que abarcam desde bulimia e anorexia até transtorno bipolar e esquizofrenia, devem ser encaradas com muita caridade por todos. Que o catequista tome muito cuidado ao tratar desses assuntos! Normalmente, um portador destas síndromes, ou alguém que tenha um familiar nesta situação, não fala abertamente sobre isto. É preciso delicadeza e bom senso nesses casos. O catequista deve, pois, tocar neste assunto sabendo que nem todos podem querer falar sobre o tema. Será preciso não forçar a barra, não ultrapassar os limites. Não é o caso certamente de deixar de abordar o tema. Isso pode ser libertador e ajudar muita gente.
-
280. “Tu lhes falarás minhas palavras – quer te escutem quer não – pois são uns rebeldes” (Ez 2,7)O anúncio da palavra da vida não se apresenta como tarefa fácil, mas sempre necessária apesar dos percalços. Fazer-...24.08.2020 | 1 minutos de leitura
-
279. “Não terás outros deuses além de mim” (Ex 20,3)Uma tentação que sempre perseguiu o povo da Bíblia é a de trocar o Deus da vida por ídolos, que prometem vida fáci...12.08.2020 | 1 minutos de leitura
-
278. “Toda a comunidade dos israelitas partiu para o deserto de Sin, seguindo as etapas indicadas pelo Senhor” (Ex 17,1)O deserto é lugar de desolação, de solidão, de prova, de abandono. Mas é também lugar do encontro com Deus e de fa...04.08.2020 | 1 minutos de leitura
-
277. “O Senhor disse a Moisés: Ordena aos israelitas para que mudem de rumo” (Ex 14,1)Sempre é tempo de mudar nosso destino e iniciar um percurso de recomeço. A pandemia e o distanciamento social que ela ...24.07.2020 | 1 minutos de leitura
-
276. “O ser humano tem a vida curta e cheia de inquietações. É como a flor que se abre e logo murcha” (Jó 14,1)A ligeireza da vida deveria ser para nós motivo para o bem-viver. O tempo passa tão rápido. Fechamos os olhos e quand...23.07.2020 | 1 minutos de leitura
-
275. “Deixa, pois, que alivie um pouco a minha dor” (Jó 10,20)A prece de Jó hoje é nossa. O peso da vida tem nos feito curvar e quase sucumbir. Rezamos todos os dias um rosário ...22.07.2020 | 1 minutos de leitura
-
274. “Acaso sou forte como as pedras? E minha carne será de bronze?” (Jó 6,12)Nesses tempos de crise sanitária por causa do coronavírus e de crise humanitária por causa do descaso do governo, é ...17.07.2020 | 1 minutos de leitura
-
273. “Que tipo de casa podereis construir para mim? Que lugar me poderia servir de pousada?” (Is 66,1b)Em tempos de pandemia, quando não podemos nos reunir para celebrar a liturgia eucarística, nunca é muito lembrar que ...03.07.2020 | 1 minutos de leitura
-
272. “Procurai o bem e não o mal para poderdes viver e para que assim o Senhor esteja convosco” (Am 5,14)O Deus da vida, amoroso e bom, nos dispensa seu amor e nos oferece sua graça sem exigir nada de nossa parte. Mas, para ...01.07.2020 | 1 minutos de leitura
-
3. Carta aberta à ComunidadeQuando receber a visita dos catequistas da paróquia, acolha-os com carinho. Se tem crianças ou jovens em casa, procure...14.02.2020 | 3 minutos de leitura
- Catequese com adolescentes e jovens – Módulo 5 – 4a etapa - 1o EncontroHoje vamos falar sobre a alegria de viver em paz com a gente mesmo. Nós somos obra maravilhosa de Deus e seu amor nos capacita para bem viver. Deus e...17.03.2016 | 11 minutos de leitura
- Retiro de preparação para a Primeira Comunhão: Eucaristia (2)Nós somos discípulos de Jesus. Mas como vivem os discípulos de Jesus? Ser discípulo de Jesus é viver de qualquer modo ou os amigos de Jesus têm ...01.01.2016 | 18 minutos de leitura
- Retiro de preparação para a Primeira Comunhão: Eucaristia (1)Discípulo é aquele que segue o mestre. Mas não segue à toa. Ele encontra no seu mestre uma força transformadora, encontra em suas palavras um sen...18.12.2015 | 12 minutos de leitura
- Retiro de preparação para a Primeira Comunhão: Confissão (2)Ninguém precisa ficar escravo do pecado. Deus, com seu perdão, nos liberta de todo pecado. Foi pensando nisso que se instituiu o sacramento da confi...17.12.2015 | 13 minutos de leitura
- Retiro de preparação para a Primeira Comunhão: Confissão (1)É muito importante nos prepararmos para a primeira comunhão, pois ela marca nossa caminhada de compromisso com Jesus. Nossa vida inteira deve estar ...11.12.2015 | 6 minutos de leitura
- Evangelização Fundamental – Mód. 4 – Somos Igreja – Etapa 1 - 7º EncontroNum texto do Antigo Testamento, o profeta Ezequiel nos conta um caso que parece complicado, mas no fundo é muito simples. Ele quer mostrar que o temp...05.11.2015 | 13 minutos de leitura
- Evangelização Fundamental – Mód. 3 – 4ª Etapa - 8º EncontroEm meio a tanta descrença, a tanta violência, a tanta coisa ruim, ainda há esperança. Esperança de que podemos ser um povo que leva Deus a sério...01.10.2015 | 9 minutos de leitura
- Evangelização Fundamental – Mód 2 – Jesus, nosso Salvador – 4a Etapa – 7º Enc.Tem gente que pensa que fé é coisa de gente boba, que não sabe das coisas, que nunca estudou nem teve chance na vida. Mas a Palavra de Deus mostra ...05.08.2015 | 11 minutos de leitura
- Evangelização Fundamental – Mód 1 – Deus é amor - 2a Etapa - 7º Enc.Se Deus é nosso pai, somos filhos de Deus. E então precisamos viver unidos a ele, como um filho gosta de viver unido ao seu pai, principalmente quan...27.06.2015 | 7 minutos de leitura
- Pré-Evangelização – Pré 3 – Somos povo de Deus - Etapa 2 - Encontro 5O povo foi percebendo quais eram as orientações que Deus desejava que o povo seguisse. Quais eram os ensinamentos principais de Deus, para que o pov...22.05.2015 | 14 minutos de leitura