18. Falar ao coração


A tarefa mais urgente da catequese hoje é promover o encontro com Jesus Cristo, favorecer ocasião para que o catequizando faça sua experiência cristã de Deus. Ora, tal experiência não acontece desde fora, mas desde dentro: lá no íntimo do coração onde Deus habita. Nosso Deus é um Deus que fala ao coração; que se manifesta na interioridade, no escondido da consciência. Eis o mistério cristão: um Deus gigante, transcendente, maior que tudo e todos, faz morada em nosso íntimo e se revela no escondimento de nosso interior, e o faz de forma discreta, singela, quase imperceptível.
Esse mistério do Deus revelado não é inacessível aos catequizandos, mas também não é evidente à primeira vista. É preciso ser iniciado no mistério para se deixar penetrar por ele. O mistério não se conhece pela capacidade da razão ou por esforço, por méritos morais ou aprofundamentos doutrinários. A pessoa é iniciada no mistério, mergulhada nele. Ele se revela à medida que é acolhido e que a pessoa se deixa contagiar, se deixa ser seduzida por ele. Na humilde atitude de acolhida, o mistério é vivido. Quem o acolhe se envereda por caminhos desconhecidos, cujos significados ganham sentido ao longo do trajeto. O mistério transcende o indivíduo; ele escapa à razão e só se deixa conhecer na interioridade de cada um. Certamente, ele fala mais ao coração que à razão, pois é o próprio Deus que se dá a conhecer como puro amor em seu filho Jesus Cristo; e essa realidade ultrapassa qualquer explicação que a razão poderia ensaiar, tendo sentido somente para o coração que se inclina diante dele. É preciso ser iniciado no mistério para acolhê-lo.
Quando falamos em iniciação, pensamos em mergulho num banho de significações que a pessoa não pode inventar nem descobrir por si mesma. Quando experimenta esse mergulho no mistério, o iniciado decide se quer esse estilo de vida para si ou não. Ele experimenta a fé, saboreia a presença de Deus na qual a comunidade vive mergulhada, nutre-se do alimento da Palavra que é o pão cotidiano da comunidade crente. As explicações, as formulações necessárias que tentam dar as razões da fé, não ficam esquecidas, mas o mergulho no mistério as precede. Os preceitos, os contratos, as obrigações não foram eliminados, mas tornam-se consequência do estilo de vida abraçado.
Nesse processo, percebe-se que é mais importante sentir e experimentar que conhecer e refletir. Não que o conhecimento ou a reflexão não sejam necessários, mas ganha valor incomensurável a conhecida expressão de Santo Agostinho que, ao fazer sua experiência de fé, exclamou: “Tarde te amei, ó beleza tão antiga e tão nova! Tarde demais eu te amei! Eis que habitavas dentro de mim e eu te procurava do lado de fora” (Conf. X, 27, 38). É preciso se deixar amar por Deus e também amá-lo. É preciso se deixar conhecer e, em reposta, buscar conhecê-lo. Mas conhece-se a Deus sentindo e experimentando sua presença amorosa e não especulando doutrinas e desvendando dogmas. O encontro com Deus acontece no sacrário da interioridade, por meio da acolhida da presença de Deus que se oferece a nós como dom e não por meio de elaborações esclarecidas acerca da fé, apesar de essas serem também necessárias.
Sobre esse encontro com Deus que se dá na interioridade, falaremos mais nos próximos artigos.
Reflita anterior: 17. O encontro com Deus
Próximo reflita: 19. Desafio da interioridade
-
280. “Tu lhes falarás minhas palavras – quer te escutem quer não – pois são uns rebeldes” (Ez 2,7)O anúncio da palavra da vida não se apresenta como tarefa fácil, mas sempre necessária apesar dos percalços. Fazer-...24.08.2020 | 1 minutos de leitura
-
279. “Não terás outros deuses além de mim” (Ex 20,3)Uma tentação que sempre perseguiu o povo da Bíblia é a de trocar o Deus da vida por ídolos, que prometem vida fáci...12.08.2020 | 1 minutos de leitura
-
278. “Toda a comunidade dos israelitas partiu para o deserto de Sin, seguindo as etapas indicadas pelo Senhor” (Ex 17,1)O deserto é lugar de desolação, de solidão, de prova, de abandono. Mas é também lugar do encontro com Deus e de fa...04.08.2020 | 1 minutos de leitura
-
277. “O Senhor disse a Moisés: Ordena aos israelitas para que mudem de rumo” (Ex 14,1)Sempre é tempo de mudar nosso destino e iniciar um percurso de recomeço. A pandemia e o distanciamento social que ela ...24.07.2020 | 1 minutos de leitura
-
276. “O ser humano tem a vida curta e cheia de inquietações. É como a flor que se abre e logo murcha” (Jó 14,1)A ligeireza da vida deveria ser para nós motivo para o bem-viver. O tempo passa tão rápido. Fechamos os olhos e quand...23.07.2020 | 1 minutos de leitura
-
275. “Deixa, pois, que alivie um pouco a minha dor” (Jó 10,20)A prece de Jó hoje é nossa. O peso da vida tem nos feito curvar e quase sucumbir. Rezamos todos os dias um rosário ...22.07.2020 | 1 minutos de leitura
-
274. “Acaso sou forte como as pedras? E minha carne será de bronze?” (Jó 6,12)Nesses tempos de crise sanitária por causa do coronavírus e de crise humanitária por causa do descaso do governo, é ...17.07.2020 | 1 minutos de leitura
-
273. “Que tipo de casa podereis construir para mim? Que lugar me poderia servir de pousada?” (Is 66,1b)Em tempos de pandemia, quando não podemos nos reunir para celebrar a liturgia eucarística, nunca é muito lembrar que ...03.07.2020 | 1 minutos de leitura
-
272. “Procurai o bem e não o mal para poderdes viver e para que assim o Senhor esteja convosco” (Am 5,14)O Deus da vida, amoroso e bom, nos dispensa seu amor e nos oferece sua graça sem exigir nada de nossa parte. Mas, para ...01.07.2020 | 1 minutos de leitura
-
3. Carta aberta à ComunidadeQuando receber a visita dos catequistas da paróquia, acolha-os com carinho. Se tem crianças ou jovens em casa, procure...14.02.2020 | 3 minutos de leitura
- 61. O diálogo com os não-crentesQuando se fala em catequese, ainda pensamos primeiramente em preparação para sacramentos: eucaristia, crisma etc. Mas já vimos que esse conceito ho...28.02.2018 | 4 minutos de leitura
- 60. O diálogo com os não-cristãosDurante muito tempo, a Igreja Católica entendeu que, na sua evangelização, deveria converter todas as pessoas ao cristianismo. As outras religiões...22.02.2018 | 3 minutos de leitura
- 59. O diálogo entre os cristãosJá foi o tempo em que a Igreja Católica entendia as Igrejas de origem protestante como inimigas ou rivais da fé. Graças a Deus, com o movimento ec...15.02.2018 | 3 minutos de leitura
- 58. O diálogo no interior da igrejaO encontro de catequese é um espaço dialogal pois ela é uma pequena amostra da comunidade cristã, cuja vocação é dialogal desde o princípio de...08.02.2018 | 3 minutos de leitura
- 57. O encontro catequético como espaço dialogalToda boa conversa precisa de um bom lugar. Uma conversa aconchegante, daquelas amanhecedoras, sem pressa de acabar, exige um espaço dialogal. Espaço...01.02.2018 | 4 minutos de leitura
- 56. A fé cristã em diálogo com o mundoNo tempo de Jesus, sua postura dialogal causou escândalos a muitos, especialmente àqueles que haviam colocado suas vidas nos moldes estreitos das in...01.11.2017 | 3 minutos de leitura
- 55.A fé cristã têm algo a receberO diálogo é uma troca; é um intercâmbio não de informações ou de notícias, mas de experiências de vida. No diálogo a gente não oferece pala...18.10.2017 | 4 minutos de leitura
- 54.Os cristãos têm algo a oferecerQuando falamos em dialogar com o mundo, com as religiões, com as ciências etc., alguns mais afeitos à tradição católica logo reclamam que estamo...12.10.2017 | 3 minutos de leitura
- 53. Transmitir a fé num mundo pluralNo grande areópago do mundo, a fé cristã não tem mais exclusividade. Não é mais a única voz proferida dos púlpitos, nem a grande reguladora do...04.10.2017 | 4 minutos de leitura
- 52. Um mundo de ofertas religiosasNeste tempo complexo, chamado por muitos de pós-modernidade, surgem – qual rebento de oliveira – numerosas propostas de dar sentido à vida. A gr...22.06.2017 | 3 minutos de leitura