Evangelho DominicalVersículos Bíblicos
 
 
 
 
 

485. “Eliud gerou Eleazar; Eleazar gerou Matã; Matã gerou Jacó. Jacó gerou José, o esposo de Maria, da qual nasceu Jesus, que é chamado o Cristo”. (Mt 1,15-16)

Ler do Início
17.12.2024 | 2 minutos de leitura
Rodolfo  Lourenço
Versículos Bíblicos
485. “Eliud gerou Eleazar; Eleazar gerou Matã; Matã gerou Jacó. Jacó gerou José, o esposo de Maria, da qual nasceu Jesus, que é chamado o Cristo”. (Mt 1,15-16)
Quando se fala de genealogias na Bíblia, normalmente citam-se nomes masculinos. Afinal, a mãe gera a vida física, enquanto o pai gera a criança para a sociedade, inserindo-a na cultura, nas tradições familiares e na religião. Por isso, no texto do Êxodo, o Faraó ordena que apenas os meninos sejam mortos, enquanto as meninas israelitas podem ser preservadas, pois não são uma ameaça. Quando a genealogia de Jesus chega em seus pais, Maria é citada ao lado de José, uma vez que o filho desse casal é dom de Deus para a humanidade. Por isso, cita-se Maria, que se insere na história dessa própria humanidade, ao lado de José. Jesus entra em nossa realidade de forma completa, assumindo-a com suas luzes e sombras. Ele chama (ou gera) Doze, ao subir a montanha e escolhê-los. Continua a chamar (e gerar) quando cura, exorciza e ensina. Assim, a genealogia de Jesus não para nele. Afinal, ele gerou Doze durante sua vida pública. Esses Doze geraram mais tantas pessoas na fé com o seu anúncio. E essa linha não parou mais até chegar em nossos dias. Também nós fomos gerados pelo anúncio do Ressuscitado e igualmente somos chamados a gerar tantos mais nessa mesma fé que nos liberta.
PUBLICIDADE
  •  
  •  
  •  
  •  
  •