Evangelho DominicalVersículos Bíblicos
 
 
 
 
 

324. Bem aventurado(a)s e maldito(a)s

Ler do Início
06.11.2023 | 2 minutos de leitura
Chico Alencar
Poesia
324. Bem aventurado(a)s e maldito(a)s
(Breve reflexão para cristãos ou não) 
Nas comunidades de fé do mundo celebra-se hoje o Dia de Todos os Santo(a)s. 
O Sermão da Montanha (Mateus 5, 1-12) é um chamamento à santidade, que não é perfeição, inatingível, mas caminho de superação, movida a causas generosas, que dão sentido à existência.
Diante da multidão, Jesus pontua as bem aventuranças:
"Felizes os simples e despojados, pois é deles o Reino dos Céus". Malditos os soberbos, os endinheirados, que só pensam em acumular.
"Felizes os aflitos, pois serão consolados". Malditos os que não se abalam, escudados nas suas certezas, pois ficarão cada vez mais sozinhos.
"Felizes os mansos, porque possuirão a terra". Malditos os agressivos e raivosos, pois se intoxicarão com seu próprio ódio.
"Felizes os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados". Malditos os empanturrados com sua própria justiça de classe, que reproduz desigualdade e opressão, pois ficarão manietados às suas neuroses.
 "Felizes os que são misericordiosos, pois encontrarão misericórdia". Malditos os egoístas e insensíveis, pois rastejarão no engano da autossuficiência.
"Felizes os puros de coração, porque a Deus verão". Malditos os que têm o coração de pedra, pois serão prisioneiros da solidão.
"Felizes os que promovem a paz, porque serão chamados filhos de Deus". Malditos os que financiam e implementam as guerras, a destruição, a pois viverão atormentados pelos demônios da morte.
"Felizes os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o Reino dos Céus". Malditos os que perseguem, torturam e matam os que clamam por justiça, pois um dia pagarão por seus crimes.
"Felizes os que, como os profetas, são insultados e caluniados, pois terão grande recompensa". Malditos os que insultam, caluniam e mentem, pois um dia pagarão por seus crimes.
Luz ou trevas, grandeza ou mediocridade. A escolha é nossa.

PUBLICIDADE
  •  
  •  
  •  
  •  
  •