13. A mudança epocal


Se tem algo que anda falado por aí é a tal mudança epocal, expressão que aparece vez ou outra nos documentos da Igreja e em muitos textos teológicos. Para falarmos da necessidade de uma catequese sob outro formato, precisamos antes compreender as mudanças do mundo. Na cristandade, evangelizamos com a força dos catecismos e priorizamos a pedagogia do ensinamento, cuja preocupação era transmitir as verdades da fé. Na modernidade, evangelizamos a partir da realidade do catequizando: admitimos que o conhecimento tem bases na experiência cognitiva do próprio aprendiz e percebemos que sua história é ponto de partida para toda reflexão. Mas, diante de tão grandes mudanças, será que esses paradigmas catequéticos ainda dão conta do mundo pós-moderno, também caracterizado como pós-cristão? Parece-me que os caminhos outrora percorridos – todos com valor reconhecido para seu tempo – não têm mais respaldo diante do mundo em mudanças que ora se delineia aos nossos olhos.
Mas o que mudou? Houve mudanças somente no campo tecnológico, no campo da ciência, dos costumes e da moral? Não! Hoje, as mudanças são bem mais significativas: o modo de ver a vida mudou, os valores mudaram, os parâmetros que tínhamos para avaliar e mensurar a vida também mudaram. A linguagem mudou, a gramática existencial mudou, ou seja, nosso modo de nos posicionar diante da vida, das pessoas, das coisas... Tudo mudou e não seria razoável continuar o trabalho catequético sem considerar essa nova realidade. Para cada tempo, uma evangelização própria. Vejamos, pois, algumas características do mundo contemporâneo que devem ser levadas em consideração na hora de escolher o modo de evangelizar.
Nosso mundo é complexo, plural, multirreferencial, bem diferente dos tempos anteriores – tanto da cristandade quanto da modernidade – ainda bem homogêneos. Na cristandade, a formatação do mundo era dada por Deus e seus afins: religião, Igreja, fé, etc. Na modernidade, a razão tornou-se responsável por esta tarefa, juntamente com a técnica, a ciência e o progresso. Hoje, porém, a uniformidade é algo que escapa ao mundo. As referências do sujeito – antes postas em Deus ou na razão –, migraram para sua interioridade, para sua subjetividade. E, como cada cabeça é uma sentença, a pluralidade floresceu, desabrochou vigorosa, exigindo seus direitos. É tal essa mudança que, mais importante que a religião ou que o próprio Deus, é a liberdade religiosa, o direito de expressar a fé, de crer ou, inclusive, de não crer.
Ora, se a cristandade ficou na quimera e se a modernidade perdeu seu elã, não adianta mais evangelizar a partir do parâmetro dessas duas realidades. É tempo de aceitar que vivemos em tempos de secularização galopante e que essa nova realidade não é inimiga da fé cristã, nem profetiza o fim do cristianismo. Ao contrário, tal mudança poderá ser uma chance maravilhosa para a fé cristã: uma oportunidade única para o anúncio do evangelho. Nos próximos artigos falaremos sobre essas mudanças e os desafios que o tempo atual impõe à catequese.
Reflita anterior: 12. Encontros catequéticos II
Próximo reflita: 14.Uma chance para a fé
-
280. “Tu lhes falarás minhas palavras – quer te escutem quer não – pois são uns rebeldes” (Ez 2,7)O anúncio da palavra da vida não se apresenta como tarefa fácil, mas sempre necessária apesar dos percalços. Fazer-...24.08.2020 | 1 minutos de leitura
-
279. “Não terás outros deuses além de mim” (Ex 20,3)Uma tentação que sempre perseguiu o povo da Bíblia é a de trocar o Deus da vida por ídolos, que prometem vida fáci...12.08.2020 | 1 minutos de leitura
-
278. “Toda a comunidade dos israelitas partiu para o deserto de Sin, seguindo as etapas indicadas pelo Senhor” (Ex 17,1)O deserto é lugar de desolação, de solidão, de prova, de abandono. Mas é também lugar do encontro com Deus e de fa...04.08.2020 | 1 minutos de leitura
-
277. “O Senhor disse a Moisés: Ordena aos israelitas para que mudem de rumo” (Ex 14,1)Sempre é tempo de mudar nosso destino e iniciar um percurso de recomeço. A pandemia e o distanciamento social que ela ...24.07.2020 | 1 minutos de leitura
-
276. “O ser humano tem a vida curta e cheia de inquietações. É como a flor que se abre e logo murcha” (Jó 14,1)A ligeireza da vida deveria ser para nós motivo para o bem-viver. O tempo passa tão rápido. Fechamos os olhos e quand...23.07.2020 | 1 minutos de leitura
-
275. “Deixa, pois, que alivie um pouco a minha dor” (Jó 10,20)A prece de Jó hoje é nossa. O peso da vida tem nos feito curvar e quase sucumbir. Rezamos todos os dias um rosário ...22.07.2020 | 1 minutos de leitura
-
274. “Acaso sou forte como as pedras? E minha carne será de bronze?” (Jó 6,12)Nesses tempos de crise sanitária por causa do coronavírus e de crise humanitária por causa do descaso do governo, é ...17.07.2020 | 1 minutos de leitura
-
273. “Que tipo de casa podereis construir para mim? Que lugar me poderia servir de pousada?” (Is 66,1b)Em tempos de pandemia, quando não podemos nos reunir para celebrar a liturgia eucarística, nunca é muito lembrar que ...03.07.2020 | 1 minutos de leitura
-
272. “Procurai o bem e não o mal para poderdes viver e para que assim o Senhor esteja convosco” (Am 5,14)O Deus da vida, amoroso e bom, nos dispensa seu amor e nos oferece sua graça sem exigir nada de nossa parte. Mas, para ...01.07.2020 | 1 minutos de leitura
-
3. Carta aberta à ComunidadeQuando receber a visita dos catequistas da paróquia, acolha-os com carinho. Se tem crianças ou jovens em casa, procure...14.02.2020 | 3 minutos de leitura
- 61. O diálogo com os não-crentesQuando se fala em catequese, ainda pensamos primeiramente em preparação para sacramentos: eucaristia, crisma etc. Mas já vimos que esse conceito ho...28.02.2018 | 4 minutos de leitura
- 60. O diálogo com os não-cristãosDurante muito tempo, a Igreja Católica entendeu que, na sua evangelização, deveria converter todas as pessoas ao cristianismo. As outras religiões...22.02.2018 | 3 minutos de leitura
- 59. O diálogo entre os cristãosJá foi o tempo em que a Igreja Católica entendia as Igrejas de origem protestante como inimigas ou rivais da fé. Graças a Deus, com o movimento ec...15.02.2018 | 3 minutos de leitura
- 58. O diálogo no interior da igrejaO encontro de catequese é um espaço dialogal pois ela é uma pequena amostra da comunidade cristã, cuja vocação é dialogal desde o princípio de...08.02.2018 | 3 minutos de leitura
- 57. O encontro catequético como espaço dialogalToda boa conversa precisa de um bom lugar. Uma conversa aconchegante, daquelas amanhecedoras, sem pressa de acabar, exige um espaço dialogal. Espaço...01.02.2018 | 4 minutos de leitura
- 56. A fé cristã em diálogo com o mundoNo tempo de Jesus, sua postura dialogal causou escândalos a muitos, especialmente àqueles que haviam colocado suas vidas nos moldes estreitos das in...01.11.2017 | 3 minutos de leitura
- 55.A fé cristã têm algo a receberO diálogo é uma troca; é um intercâmbio não de informações ou de notícias, mas de experiências de vida. No diálogo a gente não oferece pala...18.10.2017 | 4 minutos de leitura
- 54.Os cristãos têm algo a oferecerQuando falamos em dialogar com o mundo, com as religiões, com as ciências etc., alguns mais afeitos à tradição católica logo reclamam que estamo...12.10.2017 | 3 minutos de leitura
- 53. Transmitir a fé num mundo pluralNo grande areópago do mundo, a fé cristã não tem mais exclusividade. Não é mais a única voz proferida dos púlpitos, nem a grande reguladora do...04.10.2017 | 4 minutos de leitura
- 52. Um mundo de ofertas religiosasNeste tempo complexo, chamado por muitos de pós-modernidade, surgem – qual rebento de oliveira – numerosas propostas de dar sentido à vida. A gr...22.06.2017 | 3 minutos de leitura