Artigos marcado com ‘Vida’

110 of 566 items

151. Contradições

por

  “Será um sinal de contradição…” (Lc 2,34) “A contradição faz parte de nós” (Lya Luft)   No interior das Minas Gerais, na semana que antecede a Semana Santa, é costume celebrar o Setenário das Dores de Maria. Durante sete dias, o povo medita sobre as dores pelas quais a Mãe de Jesus passou ao […]

147. A coragem da fé

por

Tem gente que faz questão de tornar a vida mais pesada, mais difícil do que ela é, mais penosa do que ela se impõe. A gente já tem tanto sofrimento, já tem tanta dor, tanta peleja que parece burrice insistir em tornar o fardo da vida mais pesado…

94. A privacidade dos pobres

por

Todo mundo tem direito à privacidade. Coisa ruim é quando a gente se sente invadida, bisbilhotada, como uma peça de roupa exposta numa vitrine de loja ou um bicho raro exposto num zoológico! Há coisas que só fazem sentido na intimidade, no segredo…

145. … viver para Viver

por

O sofrimento, a injustiça, a mentira escancarada e o descaso passam a fazer parte da nossa paisagem. Aproximamos tanto de nós o horizonte que nosso campo de visão fica reduzido a tal ponto de não enxergarmos nada além de nós mesmos. E, nessa onda de…

144. Saídas

por

Papa Francisco tem insistido que devemos ser uma Igreja em Saída, uma Igreja que não se acomoda, que não tem medo de se colocar em movimento. O Papa mostra com gestos, mais até do que com palavras, que devemos estar dispostos a…

92. O povo gosta

por

Quando criticados sobre certas posturas pastorais, alguns presbíteros não hesitam em encher a boca para dizer: “…mas o povo gosta!”. Justificando-se a partir do gosto popular, trabalham mais ou menos como políticos populistas…

141. Há graça até na culpa

por

Ao longo da vida, fui cultivando o hábito de se sempre procurar perceber o lado positivo das coisas e das pessoas. Há sempre uma saída, uma luz no fim do túnel. Talvez porque sou jovem demais, talvez pelas …

171. O avesso da cruz

por

Senhor Jesus,
Tu és a luz, que não nos dispensa de caminhar e procurar.
Tu és o servo que se esvaziou de si e, para incluir a todos, preferiu os últimos.
A todos que te acercavam abraçavas com amor, inteirando-se de suas vidas…