Artigos marcado com ‘Tradição’

110 of 14 items

136. Reflexão para a Solenidade de Cristo Rei – Lc 23, 35-43 (Ano C)

por

Ora, se concebermos Jesus Cristo, Rei do universo, como um homem forte, potente, sentado em um trono ornado de ouro, com cetro na mão, ditando, julgando e ordenando uma imensidão de serviçais, guerreando, vencendo e subjugando inimigos, estamos imaginando o rei-messias esperado pelos judeus do seu tempo e estamos rejeitando Jesus de Nazaré, o servo de todos, aquele que veio para…

129. Reflexão para o XXVII Domingo do Tempo Comum – Lc 17, 5-10 (Ano C)

por

nesse longo caminho muitos obstáculos são encontrados, enfrentados e superados. Como esse caminho é, sobretudo, um itinerário formativo para o discipulado de todos os tempos, os obstáculos se estendem também aos leitores e leitoras do Evangelho de Lucas, tanto no que diz respeito às exigências para o seguimento de Jesus, quanto à compreensão daquilo que…

51. Uma sociedade complexa e plural

por

Já se foi o tempo em que a sociedade assentava suas bases numa tradição capaz de gerar um ethos, um estilo de vida, um modo de ser. A sociedade tradicional, cuja identidade se encontrava num conjunto de valores e costumes advindos do…

50. Catequese e sacramentos II

por

azer um processo catequético independente dos sacramentos. Será isso possível? Estamos tão acostumados a esse esquema da catequese sacramental e nos afeiçoamos a ele. Parece-nos impossível imaginar uma catequese que não seja para preparar para a recepção dos …

114. Colo de pai

por

Lembro-me de minha infância: as brincadeiras, as “lambanças”, as traquinagens de criança… A memória aflora e vem a saudade. Como é bom recordar! Porém nem tudo ficou para trás. Tem uma lembrança que é tão atual, que rompe os limites do tempo, pois seja ontem, seja hoje, seja….

76. Devoção aos santos

por

A devoção aos santos tem longa tradição na Igreja Católica. Há santos que são tão populares que chegam a ser um sucesso. É o caso de São Judas Tadeu, Santa Rita de Cássia e Santo Expedito, a quem a religiosidade popular atribui …

29. O CREDO: Creio no Espírito Santo

por

No Credo professamos nossa fé no Pai, no Filho e no Espírito Santo. O Credo maior acrescenta: “Senhor que dá a vida, e procede do Pai e do Filho, e com o Pai e o Filho é adorado e glorificado, Ele que falou pelos profetas”. Nesse Credo, no século XI, a Igreja achou…