Artigos marcado com ‘Tempo’

110 of 126 items

142. Reflexão para Solenidade da Epifania do Senhor (Mt 2,1-12)

por

Celebramos neste domingo a solenidade da Epifania do Senhor, concluindo o tempo do Natal. Epifania quer dizer manifestação, deriva do verbo grego “epifaino” (επιφαινω), cujo significado literal é manifestar, aparecer, resplendecer. Nesta solenidade celebramos, então, a manifestação de Deus em Jesus como luz, guia e Senhor de todo o universo, embora o…

211. Um grão de fé

por

Final de ano e, como é de praxe, o calendário nos convida a uma retrospectiva do caminho. É bom que seja assim. Os dias não devem passar ligeiros, sempre iguais, sem a possibilidade de nomeá-los e celebrá-los. Findado o frenesi do natal, que infelizmente se transformou em…

208. A fábula do espinheiro

por

As árvores resolveram ungir para si um rei. Disseram à oliveira: “Reina sobre nós”. Ciente de sua missão, ela rejeitou o convite dizendo: “Tenho muito azeite a produzir; não tenho forças para superar as outras árvores e ficar balançando sobre elas”. Convidaram a figueira. A boa árvore deu…

42. Espiritualidade do Advento – I Domingo

por

Abrimos mais um ano litúrgico com o tempo do Advento, tempo de esperas, de esperança. Espera ativa, como quem está de prontidão pela vinda do Salvador que vai se debruçar sobre a nossa história e se expor à nossa (des)humanidade. Trilhando conosco as sendas de ser gente, ele nos vai mostrar que…

136. Reflexão para a Solenidade de Cristo Rei – Lc 23, 35-43 (Ano C)

por

Ora, se concebermos Jesus Cristo, Rei do universo, como um homem forte, potente, sentado em um trono ornado de ouro, com cetro na mão, ditando, julgando e ordenando uma imensidão de serviçais, guerreando, vencendo e subjugando inimigos, estamos imaginando o rei-messias esperado pelos judeus do seu tempo e estamos rejeitando Jesus de Nazaré, o servo de todos, aquele que veio para…