Artigos marcado com ‘Sociedade’

110 of 32 items

47. A escatologia brasileira

por

O termo escatologia pode ser traduzido literalmente por discurso ou doutrina sobre a coisa última. Na ciência teológica, a escatologia se dedica ao estudo das últimas realidades, isto é, em como o ser humano, a história e o mundo se encaminharão para o pleno…

224. Antes do dilúvio

por

Quando a covid-19 começou a dar a cara no Brasil, minha afilhada e médica infectologista me disse: “Estamos como Noé, madrinha, recebendo o aviso do dilúvio. Temos alguns dias, talvez um mês, antes que o pior aconteça. Precisamos ler os sinais para evitar o caos total. O dilúvio virá, isso é certo. Resta saber se…

220. Da liturgia ritual à liturgia existencial

por

Os ritos e os símbolos da noite santa são um caminho iniciático, ou seja, um trampolim para nos impulsionar no mergulho no mistério da fé cristã. Mas, para além desses ritos que a Igreja nos oferece, o verdadeiro lugar da celebração da páscoa não é o templo, mas é o mundo. Basta recordar o que disse Jesus à mulher Samaritana…

216. Os efeitos da negação

por

A crise civilizacional que passamos é assustadora. O coronavírus colocou a humanidade em xeque. Já fazia tempo que minha sobrinha bióloga vinha me dizendo que a humanidade é um projeto que não deu certo. Pareceu-me pessimismo. Bom, devo concordar pelo menos no que diz respeito ao modelo social vigente: alguns poucos se armando até…

215. Sobre analfabetismo existencial e paixão pela vida

por

Para quem sabe ler um pingo é letra, diz o dito popular. Há muito o que ler nos livros, nas revistas e nos jornais. Há muito o que ler nas telas, nas redes sociais… O que não falta é material para ler. Mais importante, porém, que ler as letras, as palavras, as frases e os textos, é ler os acontecimentos da…

148. Reflexão para o 7º domingo tempo comum – Mt 5, 38-48 (Ano A)

por

A advertência de Jesus é alerta para que os cristãos não façam a mesma coisa: “Eu, porém, vos digo: ‘Amai os vossos inimigos e rezai por aqueles que vos perseguem!” (v. 44). A resposta cristã ao ódio é o amor e a oração. E essa constitui como um dos principais diferenciais da mensagem cristã em relação a qualquer outra experiência de vida religiosa e social. O amor e a oração pelos inimigos é muito mais do que…

210. Fato e boato

por

Os estudos bíblicos nos ensinaram a distinguir entre o que é relato factual e relato teológico, ou entre fato e verdade. Que o texto fala de uma verdade humana profunda e visceral, isso é fato. Mas que a história é verídica, acontecida tal e qual, isso é…

209. Entre ditos, contraditos

por

Não é de hoje que se solidificou a certeza de que o dito popular “as aparências enganam” está corretíssimo. Por causa das aparências já taxamos alguns de loucos e os condenamos à solidão e ao abandono. Já matamos mulheres guerreiras como bruxas. Já dissemos que alguém tem cara de…

133. Reflexão para a Solenidade de Todos os Santos – Mt 5, 1-12a

por

Todos os anos, a liturgia propõe para a solenidade de todos os santos o texto de Mateus 5,1-12a. Esse é, certamente, um dos trechos mais lidos e conhecidos de todo o Novo Testamento. Trata-se da introdução do primeiro dos cinco discursos de Jesus no Evangelho segundo Mateus, conhecido como “discurso ou sermão da montanha”. Essa introdução ficou conhecida como…