Artigos marcado com ‘resistência’

10 Items

208. A fábula do espinheiro

por

As árvores resolveram ungir para si um rei. Disseram à oliveira: “Reina sobre nós”. Ciente de sua missão, ela rejeitou o convite dizendo: “Tenho muito azeite a produzir; não tenho forças para superar as outras árvores e ficar balançando sobre elas”. Convidaram a figueira. A boa árvore deu…

202. Sem sentido

por

Uma das marcas mais profundas das religiões sempre foi a reserva de sentido que elas carregam. A fé, normalmente advinda da transmissão de um grupo, garante esperança ao crente e o arranca da absurdidade da vida cotidiana, tantas vezes esvaziada de qualquer…

200. Em terra de faraós

por

Não é de hoje que o regime escravocrata perdura na história. Os grandes sempre subjugaram, oprimiram, maltrataram e exploraram os mais vulneráveis. Bem ao contrário do previsto pela Escritura, cujo lema é o cuidado com os…

31. Diálogos e tensões no judaísmo no período helenista

por ,

O artigo aborda o conceito, o surgimento e os tipos de diásporas judaicas com enfoque especialmente no período helenista (de 312 a.C. a 31 a.C.). Depois, mostra como a influência helenista foi recebida de forma diferente pelos judeus. Os judeus dispersos, espalhados especialmente pelo Egito, sujeitos ao domínio dos Lágidas, mantiveram um fecundo diálogo com a cultura grega, assimilando-a e aproveitando-a para…

198. Um pouco de esperança

por

Em tempos de perseguição e de sofrimento, a esperança tem sido o único antídoto contra o desespero. Esperançar é verbo cuja conjugação mantém a chama da vida acesa e alumia o restinho do juízo que ainda persiste. Foi essa a experiência dos primeiros cristãos quando se viram…

197. Sobre bombons e resistências

por

Se tem uma palavra que no momento atual faz sentido no Brasil é “resistência”. Oprimidos de todos os lados, seguimos sem desanimar, apesar de todo vento contrário. Ao mesmo tempo, somos acometidos por um tsunami de imbecilidades e por um furacão de…

42. Atividades pedagógicas II

por

Muitos se perguntam se de fato é importante trabalhar com dinâmicas na catequese. Alguns alegam que a catequese antes não contava com esses recursos e deu seus frutos; sinal inequívoco disso é que estamos…