Artigos marcado com ‘presidente’

110 of 11 items

62. Acaso sou o guarda do meu irmão?

por

As pessoas religiosas costumam encher a boca para dizer que, como todos somos filhos e filhas de Deus, logo somos todos irmãos. Muitas dessas pessoas religiosas são as que não têm feito nenhum movimento de responsabilidade, para contribuir com o…

231. Sob as cinzas da impunidade

por

Alguém me disse noutro dia que está cansado de tanta feiura. Realmente feíce pesa, cansa e dá desânimo. Não faltam no Brasil de hoje feiuras horrorosas, desanimadoras. A gente chega a ficar desalentado, pois são…

262. Se fosse apenas, mas não

por

Se fosse apenas a preocupação com a propagação exponencial do vírus,
Se fosse apenas o receio de pegar o vírus e não resistir,
Se fosse apenas o medo de que os nossos sejam as próximas vítimas…

218. Fraternidade gratuita

por

Nestes tempos de pandemia da covid-19, desserviços à humanidade pululam por toda parte. Desde o tal mito que governa o país até o mais simples operário, todos podem contribuir para a salvação de muitas vidas com suas grandes decisões ou com suas pequenas…

42. Coronavírus e Apocalipse

por

Estima-se a existência de milhares de vírus, dentre eles pouquíssimos catalogados.  Das muitas famílias virais, os coronavírus são uma grande família de vírus que podem causar desde resfriados comuns a gripes severas ou outras…

209. Entre ditos, contraditos

por

Não é de hoje que se solidificou a certeza de que o dito popular “as aparências enganam” está corretíssimo. Por causa das aparências já taxamos alguns de loucos e os condenamos à solidão e ao abandono. Já matamos mulheres guerreiras como bruxas. Já dissemos que alguém tem cara de…

81. Liturgia cerimoniosa

por

Outro dia, para meu espanto, participei de uma missa dominical cheia dosprotocolos. Tinha até cerimoniário vestido a caráter. Era ti-ti-ti e frescura para tudo quanto é lado. Ninguém dava um passo sem a ordem dele, um jovenzinho com cara de liturgista. O presidente da celebração, os leitores, os ministros…

79. Gentileza e bons modos

por

Gentileza gera gentileza”. Essa frase ficou célebre na boca de um morador de rua no Rio de Janeiro que distribuía gratuitamente flores e sorrisos aos passantes. Não é à toa que o …

78. A cadeira do presidente

por

Tenho observado por onde ando a serviço pastoral uma estranheza: em algumas comunidades, há um verdadeiro trono em lugar de uma simples cadeira para o presidente da celebração. Eu fico a me perguntar o que há por trás disso. Não sei se são exigências …