Artigos marcado com ‘Prática’

110 of 53 items

92. O povo gosta

por

Quando criticados sobre certas posturas pastorais, alguns presbíteros não hesitam em encher a boca para dizer: “…mas o povo gosta!”. Justificando-se a partir do gosto popular, trabalham mais ou menos como políticos populistas…

78. A cadeira do presidente

por

Tenho observado por onde ando a serviço pastoral uma estranheza: em algumas comunidades, há um verdadeiro trono em lugar de uma simples cadeira para o presidente da celebração. Eu fico a me perguntar o que há por trás disso. Não sei se são exigências …

20. Sensus fidei e sensus fidelium

por

O Magistério faz-se intérprete autorizado da fé do povo, discernida e vivida nas diversas situações do mundo, não sendo possível a este ignorar essa capacidade dos fiéis de receber a fé apostólica e traduzi-la em vivência evangélica. O sensus fidelium é uma expressão clara da recepção da

14. Angariando a simpatia dos pais

por

Temos insistido em outros artigos que a Catequese Permanente exige uma mudança nos conceitos e na prática catequética. No primeiro artigo desta série sobre a organização paroquial, falamos de três mudanças: mudança na pedagogia catequética, mudança na teologia que …

12. Muito mais que… (Mt5,21-48)

por

Na perícope anterior, o Mestre advertiu que ele não veio para abolir a Lei e os Profetas, mas para cumpri-los (cf. estudo 11). Não deveria surpreender-nos que, no relato mateano, tudo aconteça para realizar plenamente as Escrituras. Engana-se, contudo, quem reduzir o…

14. O eterno clamor do coração

por ,

Buscar Deus é a necessidade mais profunda de cada ser humano. Não é um pedido da Igreja. Não é um costume social. É um sentimento que parte do mais profundo do nosso ser. Do coração da humanidade, envolto em incertezas e indagações, nasce um…

36. Milagres

por

Uma onda de canções e pregações com a temática dos milagres povoa a mídia. Por toda parte, ouvimos insistentemente os cantores de música gospel suplicarem: “Faz um milagre em mim…” ou “Eu preciso tanto de um milagre!”. E não são apenas as canções…