Artigos marcado com ‘Paróquia’

110 of 22 items

90. Terço dos homens

por

Vai e volta nossa gente ressuscita na Igreja antigas práticas de piedade e faz delas o carro-chefe da pastoral ou da espiritualidade paroquial. Tem de tudo, desde adoração ao Santíssimo, novenas diversas (até de São Miguel), cerco de Jericó, missas de cura e libertação, reza das mil Ave-Marias…

49. Catequese e Sacramento I

por

A relação entre catequese e sacramentos se mostra estreita ao longo da história, mas com nuances diferentes nos diversos períodos da Igreja. Catequizar ou evangelizar é ordem que Jesus deu à Igreja, a seus discípulos. Cumprir sua ordem é…

48. Catequese e liturgia II

por

No processo de des-escolarização da catequese, papel importante tem a recuperação do vínculo entre liturgia e catequese. Mas como recuperar esse vínculo? Basta introduzir ritos, gestos e símbolos no itinerário catequético? Seria suficiente pegar o

81. Liturgia cerimoniosa

por

Outro dia, para meu espanto, participei de uma missa dominical cheia dosprotocolos. Tinha até cerimoniário vestido a caráter. Era ti-ti-ti e frescura para tudo quanto é lado. Ninguém dava um passo sem a ordem dele, um jovenzinho com cara de liturgista. O presidente da celebração, os leitores, os ministros…

38. Preparação dos encontros II

por

Para um bom encontro, muita preparação é necessária. Na semana que antecede o encontro, resta – depois de escolhido o texto bíblico – rezá-lo, aprofundá-lo, torná-lo carne na sua carne, deixar que ele dê sentido à sua vida, ser…

36. Ambiente catequético

por

No processo de des-escolarização da catequese, papel importante desempenha o ambiente catequético. Quando falamos de ambiente, não nos referimos somente ao local onde a catequese acontece, se na escola ou nas salas de catequese da paróquia. Também …

13. Reunindo para aprofundar e avaliar

por

Dizem por aí que o mundo vai ter fim em reuniões sem fim… Mas fazer o quê? Sem a gente tirar um tempo para reunir, fica difícil trabalhar direitinho. O negócio é tomar muito cuidado para não fazer reuniões infrutíferas, burocráticas, sem vitalidade, só para cumprir o calendário. As reuniões devem ser …

11. Celebrando o começo da catequese

por

Depois de tanta preparação, é hora de começar o trabalho. Antes, porém, uma última providência deve ser tomada. A paróquia deve dar visibilidade a todo esse esforço dos catequistas e de tantos outros agentes empenhados nesse projeto. Que tal fazer uma grande celebração com catequistas, catequizandos, pais, amigos, familiares, comunidade em geral?

6. Organizando as inscrições

por

Normalmente, a visitação das famílias acontece bem antes de começar o ano. Quando a gente vai reorganizar a catequese, colocando-a no projeto da Catequese Permanente, é necessário um tempo para preparar tudo. Tendo visitado as famílias, as fichas de inscrição serão recolhidas pela coordenação da comunidade. Cria-se um banco de dados …

4. Indo atrás das ovelhas

por

A Catequese Permanente trabalha com o sistema da visita domiciliar. As inscrições são feitas de casa em casa e não no escritório paroquial, como de costume. Parece coisa difícil, e até impossível. Mas não! A experiência mostra que o esforço vale a pena.