Artigos marcado com ‘Papa Francisco’

110 of 18 items

104. O bicho papão do comunismo

por

Nossa gente vive com medo do bicho papão do comunismo. Reforçam essa fantasia o tal segredo de Fátima, as ditas aparições de Nossa Senhora em Medjugorje, a obstinação de João Paulo II com esse tema etc. Para os menos desavisados, o comunismo está ligado ao ateísmo, à negação da fé, à perseguição dos cristãos…

94. A privacidade dos pobres

por

Todo mundo tem direito à privacidade. Coisa ruim é quando a gente se sente invadida, bisbilhotada, como uma peça de roupa exposta numa vitrine de loja ou um bicho raro exposto num zoológico! Há coisas que só fazem sentido na intimidade, no segredo…

144. Saídas

por

Papa Francisco tem insistido que devemos ser uma Igreja em Saída, uma Igreja que não se acomoda, que não tem medo de se colocar em movimento. O Papa mostra com gestos, mais até do que com palavras, que devemos estar dispostos a…

36. O Pai-nosso: Venha a nós o vosso Reino

por

Sabemos que Jesus não pregou a si mesmo. O foco da sua pregação foi o Reino de Deus. O Filho de Deus, que está numa relação única com o Pai, é o messias anunciador da chegada iminente do Reino de Deus: “Completou-se o tempo, e o Reino de Deus está perto”…

50. Catequese e sacramentos II

por

azer um processo catequético independente dos sacramentos. Será isso possível? Estamos tão acostumados a esse esquema da catequese sacramental e nos afeiçoamos a ele. Parece-nos impossível imaginar uma catequese que não seja para preparar para a recepção dos …

88. A lentidão das mudanças

por

Matamos sete leões para conquistar uma agulha. Tanto esforço para resultados tão mínimos acaba desanimando a gente de continuar despendendo energias em outras lutas. A vida é mesmo pelejada, mas algum resultado do trabalho a gente quer ver para…

126. Os tons do sofrimento

por

O sofrimento é uma questão existencial que desperta debates nas mais variadas áreas do saber e é tema sempre presente nas rodas de conversa, até mesmo nas mesas dos bares. É indagação da mente e do coração do ateu, do agnóstico e do…