Artigos marcado com ‘Miséria’

10 Items

221. Vergonha exposta

por

A pandemia da covid-19 veio escancarar a vulnerabilidade de milhões de brasileiros que vivem nas periferias existenciais. Trouxe à luz também a insensatez do sistema econômico neoliberal, que gera empobrecidos e os mantém subalternizados. Os dados não mentem. Na hora da crise, pouquíssimos brasileiros podem…

210. Fato e boato

por

Os estudos bíblicos nos ensinaram a distinguir entre o que é relato factual e relato teológico, ou entre fato e verdade. Que o texto fala de uma verdade humana profunda e visceral, isso é fato. Mas que a história é verídica, acontecida tal e qual, isso é…

208. A fábula do espinheiro

por

As árvores resolveram ungir para si um rei. Disseram à oliveira: “Reina sobre nós”. Ciente de sua missão, ela rejeitou o convite dizendo: “Tenho muito azeite a produzir; não tenho forças para superar as outras árvores e ficar balançando sobre elas”. Convidaram a figueira. A boa árvore deu…

207. Sobre animais inteligentes e homens perversos

por

As fábulas têm muito a nos ensinar. Normalmente são encerradas com a famosa “moral da história”. É o caso da galinha que, ciscando o terreiro à procura de alimento, encontrou um grãozinho de milho. Muito inteligente e trabalhadora, a ave resolveu não comer o milho; ao contrário, achou melhor plantar o grão, pois no futuro daria…

27. Nossa Igreja é santa

por

Vai e volta a gente escuta alguém afirmando que a Igreja é santa. O que queremos dizer com essa afirmação? Será que, de fato, é santa uma igreja cuja trajetória povoada de desacertos revela suas fraquezas? Por que, mesmo conhecendo todas essas debilidades, continuamos acreditando que a Igreja é santa?

89. O bicho homem

por ,

Encontramos no Salmo 8 uma belíssima passagem que traz uma pergunta que todos nós já fizemos em nosso interior um dia: “o que é o homem para que dele te recordes?”
Talvez a beleza desse versículo tenha…

13. A fé em xeque diante do mistério do sofrimento e da morte

por

“Saudade é arrumar o quarto do filho que já morreu” (Chico Buarque de Holanda)   Um dos grandes mistérios que a humanidade enfrenta – se não o maior deles – é a questão do sofrimento e da morte. Todos os dias, a humanidade se angustia com o peso da vida que lhe é próprio. A […]