Artigos marcado com ‘literatura’

110 of 16 items

31. Diálogos e tensões no judaísmo no período helenista

por ,

O artigo aborda o conceito, o surgimento e os tipos de diásporas judaicas com enfoque especialmente no período helenista (de 312 a.C. a 31 a.C.). Depois, mostra como a influência helenista foi recebida de forma diferente pelos judeus. Os judeus dispersos, espalhados especialmente pelo Egito, sujeitos ao domínio dos Lágidas, mantiveram um fecundo diálogo com a cultura grega, assimilando-a e aproveitando-a para…

2. Palavra que faz viver

por

Palavra que faz viver é resultado de muitas mãos e muitos corações. O Fique Firme (www.fiquefirme.com.br), site de assessoria teológico-pastoral, publicou ao longo de dois anos essas crônicas. São reflexões livres, quase sempre escritas a partir de um versículo bíblico. Todos os textos são iniciados com uma epígrafe: de um poema, de um filme, de […]

6. Ovelha confiante

por

O livro Ovelha confiante faz uma bela releitura do salmo 23, mostrando a atitude esperançosa e cheio de confiança daquele que em Deus põe os seus cuidados. Com desenhos perspicazes e cheios de…

193. Ode à imbecilidade

por

Assistimos a um desfile de bobagens na internet, na TV, na política, na religião… Parece que quanto menor o bom senso, maior a projeção nas redes sociais. Quanto maior a ignorância, maior o número de seguidores. Se idiotices são ditas sem pudores, o arauto da burrice logo se torna…

81. Bendita a vida

por

Bendita seja a vida,
que de tão bonita, não tem quem paga.
Bendita seja a vida,
que de tão sofrida, um dia se…

169. Sagrado ócio

por

Que o descanso é coisa sagrado, parece não haver dúvida. Até Deus descansou no sétimo dia, depois de seis dias de peleja na criação do mundo. O antropomorfismo bíblico – que insiste em dar formas e características humanas a Deus – deu-lhe também o direito do…

164. Ser criança

por

Não raro tenho me deparado com situações que me fazem perceber que crescemos e nos tornamos adultos sérios demais. Tornamo-nos adultos duros, incapazes de sorrir, de olhar a vida com simplicidade; perdemos a capacidade de…