Artigos marcado com ‘literatura’

110 of 11 items

193. Ode à imbecilidade

por

  “A sabedoria esteve ao seu lado, contra a cobiça dos opressores” (Sb 10,11) “A internet deu voz aos imbecis” (Humberto Eco)   Assistimos a um desfile de bobagens na internet, na TV, na política, na religião… Parece que quanto menor o bom senso, maior a projeção nas redes sociais. Quanto maior a ignorância, maior […]

81. Bendita a vida

por

Bendita seja a vida,
que de tão bonita, não tem quem paga.
Bendita seja a vida,
que de tão sofrida, um dia se…

169. Sagrado ócio

por

Que o descanso é coisa sagrado, parece não haver dúvida. Até Deus descansou no sétimo dia, depois de seis dias de peleja na criação do mundo. O antropomorfismo bíblico – que insiste em dar formas e características humanas a Deus – deu-lhe também o direito do…

164. Ser criança

por

Não raro tenho me deparado com situações que me fazem perceber que crescemos e nos tornamos adultos sérios demais. Tornamo-nos adultos duros, incapazes de sorrir, de olhar a vida com simplicidade; perdemos a capacidade de…

4. Revelação

por

O tilintar dos talheres se interrompeu quando o filho – um jovem com os cabelos decentemente deitados para a direita, tão cuidadosamente arrumados e lambidos, com um nariz comprido, com os lábios finos e as maçãs da face mais avermelhadas que o…

160. Sacramentos

por

Depois de uma viagem prazerosa, fica sempre a sensação de que as fotos – apesar de belas – não retratam fielmente as experiências vividas. Aquele prazer do banho de cachoeira depois de horas de trilha, aquele susto diante da beleza dos canyons dos rios, aquela sensação de…

159. Invernos e ipês

por

Certa vez, em uma conversa com um amigo, ouvi dele a seguinte partilha: “Devemos prestar mais atenção nas plantas e flores, elas têm muito a nos ensinar”. Entre nossa vida e um jardim…

157. Vestígios de luz

por ,

Depois de uma viagem exaustiva, sob sol escaldante, nada como contemplar o pôr do sol. O entardecer tem suas belezas, apesar de carregar em si um “quê” de tristeza. O sol se despede, escondendo-se no horizonte, mas tal é sua generosidade que…