Artigos marcado com ‘Jesus’

110 of 47 items

209. Entre ditos, contraditos

por

Não é de hoje que se solidificou a certeza de que o dito popular “as aparências enganam” está corretíssimo. Por causa das aparências já taxamos alguns de loucos e os condenamos à solidão e ao abandono. Já matamos mulheres guerreiras como bruxas. Já dissemos que alguém tem cara de…

133. Reflexão para a Solenidade de Todos os Santos – Mt 5, 1-12a

por

Todos os anos, a liturgia propõe para a solenidade de todos os santos o texto de Mateus 5,1-12a. Esse é, certamente, um dos trechos mais lidos e conhecidos de todo o Novo Testamento. Trata-se da introdução do primeiro dos cinco discursos de Jesus no Evangelho segundo Mateus, conhecido como “discurso ou sermão da montanha”. Essa introdução ficou conhecida como…

132. Reflexão para o XXX Domingo do Tempo Comum – Lc 18, 9-14 (Ano C)

por

Pelo conteúdo da parábola, muitos leitores, precipitadamente, imaginam logo que os destinatários sejam os fariseus. Porém, como a parábola anterior (lida no domingo passado) dizia claramente que os destinatários eram os discípulos, e essa de hoje é praticamente a continuação daquela, podemos concluir que também essa tem como destinatários principais e primeiros os…

270. “Mal podemos compreender o que está sobre a terra, dificilmente encontramos o que temos ao alcance da mão. Quem, portanto, pode descobrir o que se passa no céu?” (Sb 9,16).

por

Nossos discursos religiosos padecem, muitas vezes, de uma dose exagerada de cinismo. Afinal, como dizia o poeta: “Sobre Deus eu não sei quase nada, eu só sei que Deus é luz. Sobre Deus eu não sei quase nada; e o que sei me ensinou Jesus” (Pe. Zezinho sjc). Ou o outro…

206. Francisco de Assis, Francisco de Roma

por

Temos assistido nos últimos tempos, especialmente depois da convocação para o Sínodo da Amazônia, a um desfile de ofensas, ultrajes e insultos ao Papa Francisco. Alguns, se pudessem, pediriam sua cabeça numa bandeja, como a jovem filha de Herodíades fez com João Batista (Mc 6,17-30), ou o apedrejariam, como os…

129. Reflexão para o XXVII Domingo do Tempo Comum – Lc 17, 5-10 (Ano C)

por

nesse longo caminho muitos obstáculos são encontrados, enfrentados e superados. Como esse caminho é, sobretudo, um itinerário formativo para o discipulado de todos os tempos, os obstáculos se estendem também aos leitores e leitoras do Evangelho de Lucas, tanto no que diz respeito às exigências para o seguimento de Jesus, quanto à compreensão daquilo que…

126. Reflexão para o XXIV Domingo do Tempo Comum – Lc 15, 1-32(Ano C)

Por sinal, hoje é uma das raras exceções em que a liturgia do tempo comum propõe a leitura de um capítulo inteiro de uma única vez, o que nos impede de comentar versículo por versículo, dada a extensão do texto. Por isso, faremos apenas um pequeno aceno às duas primeiras parábolas, reservando um comentário mais…