Artigos marcado com ‘igreja’

110 of 208 items

94. A privacidade dos pobres

por

Todo mundo tem direito à privacidade. Coisa ruim é quando a gente se sente invadida, bisbilhotada, como uma peça de roupa exposta numa vitrine de loja ou um bicho raro exposto num zoológico! Há coisas que só fazem sentido na intimidade, no segredo…

144. Saídas

por

Papa Francisco tem insistido que devemos ser uma Igreja em Saída, uma Igreja que não se acomoda, que não tem medo de se colocar em movimento. O Papa mostra com gestos, mais até do que com palavras, que devemos estar dispostos a…

141. Há graça até na culpa

por

Ao longo da vida, fui cultivando o hábito de se sempre procurar perceber o lado positivo das coisas e das pessoas. Há sempre uma saída, uma luz no fim do túnel. Talvez porque sou jovem demais, talvez pelas …

90. Terço dos homens

por

Vai e volta nossa gente ressuscita na Igreja antigas práticas de piedade e faz delas o carro-chefe da pastoral ou da espiritualidade paroquial. Tem de tudo, desde adoração ao Santíssimo, novenas diversas (até de São Miguel), cerco de Jericó, missas de cura e libertação, reza das mil Ave-Marias…

89. Equipes de músicas

por

Eu não sou cantora, nem filha de cantores… Sou como disse o profeta Amós, uma pobre roceira que estava lá na roça cuidando de umas ovelhinhas quando o Senhor me chamou à teologia e, consequentemente, à música religiosa. Por convivência com…

50. Catequese e sacramentos II

por

azer um processo catequético independente dos sacramentos. Será isso possível? Estamos tão acostumados a esse esquema da catequese sacramental e nos afeiçoamos a ele. Parece-nos impossível imaginar uma catequese que não seja para preparar para a recepção dos …

34. O Pai-nosso: Síntese da oração cristã

por

O Pai-nosso é a oração que Jesus Cristo ensinou aos seus discípulos e que nós rezamos em toda celebração eucarística. De fato, também essa oração nos ajuda a entender o essencial da fé cristã e se apresenta como modelo para qualquer oração cristã. Alguns padres da…

88. A lentidão das mudanças

por

Matamos sete leões para conquistar uma agulha. Tanto esforço para resultados tão mínimos acaba desanimando a gente de continuar despendendo energias em outras lutas. A vida é mesmo pelejada, mas algum resultado do trabalho a gente quer ver para…