Artigos marcado com ‘Eucaristia’

110 of 25 items

49. Catequese e Sacramento I

por

A relação entre catequese e sacramentos se mostra estreita ao longo da história, mas com nuances diferentes nos diversos períodos da Igreja. Catequizar ou evangelizar é ordem que Jesus deu à Igreja, a seus discípulos. Cumprir sua ordem é…

82. Sistema de som dos templos

por

Coisa rara hoje em dia é um templo, uma edificação religiosa, com uma boa acústica. Aquelas construções magníficas de outrora – teatros, areópagos, templos etc. – em que um orador falava e era escutado por todos já não existem mais. Nelas, cantores soltavam o gogó, como diz nossa gente, entoando belas canções sem precisar de […]

79. Gentileza e bons modos

por

Gentileza gera gentileza”. Essa frase ficou célebre na boca de um morador de rua no Rio de Janeiro que distribuía gratuitamente flores e sorrisos aos passantes. Não é à toa que o …

105. Encontrando-te, me encontrei

por

Um belo fato sobre a pessoa de Jesus é que, quando ele se encontra com as pessoas, ele não as rouba de si próprias, pelo contrário, as devolve a si mesmas. E como, neste nosso mundo mosaico, precisamos de pessoas que nos devolvam!

77. O altar e seu mistério

por

A liturgia tem se mostrado desde muito um lugar de encontro dos cristãos. Não é de hoje que a gente ouve falar que o altar reúne a comunidade, que ele a congrega, que em torno dele a comunidade se encontra com o Ressuscitado. Tão notável é sua importância que…

28. Nossa Igreja é comunhão ministerial

por

A palavra comunhão, do grego koinonia, é muito cara à Igreja. Desde os primórdios, a comunidade cristã é descrita como comunhão. Em Atos 2,42 lemos: “Eles eram perseverantes em ouvir o ensinamento dos apóstolos, na comunhão fraterna (koinonia), na fração do pão e nas orações”. E curioso…

34. Aula ou encontro de catequese

por

Durante muitos séculos, a catequese tomou ares escolares. Trento e seu Catecismo dos Párocos, cuja elaboração ficou a cargo de Carlos Borromeu e sua equipe, deu boa contribuição nesse processo, quando fez da catequese uma …

32. Formação dos catequistas

por

a principal tarefa do catequista é testemunhar a presença do Ressuscitado e não ensinar doutrinas, dogmas ou leis morais, então a formação dos catequistas precisa tomar novo rumo. Não são poucas as vezes que párocos e bispos nos convidam para falar a seus catequizandos em cursos de formação, escolas diocesanas de catequese, dias de encontro e retiros…

73. Dar testemunho ou ser testemunhas?

por

Nas comunidades eclesiais, vai e volta a gente houve alguém falar assim: “Tal pessoa não pode ser catequista porque não dá testemunho” ou “É triste um cristão que não dá testemunho”. Fora raríssimas exceções, na maioria das vezes, quem diz tal coisa está …

25. O CREDO: Ressuscitou ao terceiro dia

por

Certos detalhes das narrativas da ressurreição permanecem intrigantes, pois não há coesão nos relatos. O lugar das aparições: Galileia ou Jerusalém? A questão do sepulcro vazio não é mencionada por Paulo, por quê? Os mensageiros das aparições no sepulcro ora são dois homens, ora anjos…