Artigos marcado com ‘escola’

110 of 20 items

129. Heterodoxias

por

Na mesa do rico,  fartura.
Na barriga do pobre, fundura.
No condomínio dos ricos, beleza.
Na favela do pobre, tristeza.
No mundo dos brancos…

8. A Mão da Biluca

por

O medo muitas vezes nos impede de viver livremente, nos faz perder a naturalidade. Deixamos de realizar o que gostamos, ou até mesmo o que precisamos, em função do medo. Certamente, uma dose de medo pode ser saudável. Ele pode nos proteger do…

114. Colo de pai

por

Lembro-me de minha infância: as brincadeiras, as “lambanças”, as traquinagens de criança… A memória aflora e vem a saudade. Como é bom recordar! Porém nem tudo ficou para trás. Tem uma lembrança que é tão atual, que rompe os limites do tempo, pois seja ontem, seja hoje, seja….

36. Ambiente catequético

por

No processo de des-escolarização da catequese, papel importante desempenha o ambiente catequético. Quando falamos de ambiente, não nos referimos somente ao local onde a catequese acontece, se na escola ou nas salas de catequese da paróquia. Também …

35. Des-escolarização da catequese

por

Muito se tem dito por aí sobre a des-escolarização da catequese. Nossa catequese adquiriu ritmo escolar, se tornou aula, fazendo do catequista um professor e do catequizando um aluno. Com isso, a fé cristã que a catequese transmite virou um …

34. Aula ou encontro de catequese

por

Durante muitos séculos, a catequese tomou ares escolares. Trento e seu Catecismo dos Párocos, cuja elaboração ficou a cargo de Carlos Borromeu e sua equipe, deu boa contribuição nesse processo, quando fez da catequese uma …

32. Formação dos catequistas

por

a principal tarefa do catequista é testemunhar a presença do Ressuscitado e não ensinar doutrinas, dogmas ou leis morais, então a formação dos catequistas precisa tomar novo rumo. Não são poucas as vezes que párocos e bispos nos convidam para falar a seus catequizandos em cursos de formação, escolas diocesanas de catequese, dias de encontro e retiros…

6. Organizando as inscrições

por

Normalmente, a visitação das famílias acontece bem antes de começar o ano. Quando a gente vai reorganizar a catequese, colocando-a no projeto da Catequese Permanente, é necessário um tempo para preparar tudo. Tendo visitado as famílias, as fichas de inscrição serão recolhidas pela coordenação da comunidade. Cria-se um banco de dados …