Artigos marcado com ‘desafios’

110 of 70 items

168. Noite alta

por

Senhor, a noite chegou alta, gélida.
Aqui dentro de mim latejam fortemente dores de finitude.
Ainda bem que é assim!
Desejo, nesta noite de…

51. Uma sociedade complexa e plural

por

Já se foi o tempo em que a sociedade assentava suas bases numa tradição capaz de gerar um ethos, um estilo de vida, um modo de ser. A sociedade tradicional, cuja identidade se encontrava num conjunto de valores e costumes advindos do…

103. Prestai atenção!

por

Diante da brevidade da vida, corremos o risco de nos distrair, nos dispersar ou cochilar e nem perceber as delicadezas de Deus presentes ao redor de nós. Para que isso não aconteça, Jesus nos adverte a ser pessoas vigilantes e prudentes. Parafraseando Renato Russo, somos chamados a…

84. Escolher

por

Um dos maiores desafios do ser humano sempre foi escolher. A cada instante de nossa vida, deparamo-nos com situações que nos exigem fazer escolhas, tomar decisões.
Escolher não é atitude fácil, pois implica, ao mesmo tempo, duas …

17. O Espírito nos capacita

por

Na caminhada de discípulo, muitos desafios nos esperam, a começar pelo despojamento de nós mesmos, a cruz de cada dia que precisa ser abraçada e o seguimento fiel atrás do Mestre de Nazaré. Desafios tão grandes não podem ser encarados com nossa própria força, nem sempre tão forte assim. Quantas vezes nos sentimos pequenos e…

10. Iniciar na fé

por

Dissemos que a fé está no campo da proposição e não da obrigação, está no campo do precioso e não do obrigatório. Ora, se Deus mesmo não se impõe a nós, mas simplesmente oferece, na mais plena gratuidade, o seu amor, por que com a fé cristã seria diferente?

8. Procurando caminhos

por

Ainda sobre o déficit de iniciação, podemos afirmar que a Igreja está procurando caminhos e a catequese tem muito a contribuir com esse processo. Primeiramente, falemos da Igreja em geral. Depois, especificamente da…

36. Os porcos-espinhos

por

Num lugar na floresta, vivia uma manada de porco-espinho. Eles frequentemente se evitavam, porque os espinhos de uns machucavam os outros. Entre eles, não havia muita aproximação. Não que não quisessem. Mas…