Artigos marcado com ‘crônicas’

10 Items

2. Palavra que faz viver

por

Palavra que faz viver é resultado de muitas mãos e muitos corações. O Fique Firme (www.fiquefirme.com.br), site de assessoria teológico-pastoral, publicou ao longo de dois anos essas crônicas. São reflexões livres, quase sempre escritas a partir de um versículo bíblico. Todos os textos são iniciados com uma epígrafe: de um poema, de um filme, de […]

193. Ode à imbecilidade

por

Assistimos a um desfile de bobagens na internet, na TV, na política, na religião… Parece que quanto menor o bom senso, maior a projeção nas redes sociais. Quanto maior a ignorância, maior o número de seguidores. Se idiotices são ditas sem pudores, o arauto da burrice logo se torna…

192. Sobre a arte de entender sem compreender

por

A manhã raiou clara depois de muitos dias cinzentos e chuvosos. O sol convidava a um passeio. “Uma caminhada faria bem aos ânimos”, pensei. Os sentimentos sempre acham o lugar mais oportuno na cabeça e no coração quando a gente faz um pouco de exercício físico. Movimentar o corpo levando-o até a fadiga costuma…

189. Replantios

por

Faria bem ao animal humano descobrir que ele é parte da natureza. Que ele está não só em interação, mas em dependência do rio, do ar, da vegetação e dos animais não-humanos com os quais convive. Mas uma má interpretação do texto bíblico fez o…

183. Indiferença

por

O dia amanheceu como todos os outros, exceto pelo fato de minha garganta estar inflamada exigindo-me um pouco de descanso e alguma medicação. Eu aproveitava que era sábado, semestre findo, para compartilhar com meus contatos um vídeo do…

181. Projetos e sonhos

por

O que mais ouvimos atualmente são lamentos e expressões de desalento. Andamos todos meio desesperançados. O cenário mundial não é bom. Por todo canto, políticos oportunistas, com discursos de moralização, fecham os…

178. Fazer a hora

por

Conta a Escritura Sagrada que, quando o povo de Jerusalém foi deportado para a Babilônia, experimentou um desânimo de fazer dó. “Caiu na deprê”, como dizem por aí. Os deportados não queriam mais saber de trabalhar, nem de…

174. O Deus dos contrários

por ,

Uma das coisas que mais me fascinam em Jesus é sua inversão de valores, sua maneira de nos revelar a ordem contrária que Deus utiliza para se manifestar ao mundo. E isso tem até nome na teologia; “inversão escatológica”. É só ler o…

172. Gratidão

por ,

O calendário da Igreja Católica, em novembro, marcou o encerramento de mais um ano litúrgico com a festa de Cristo-rei. Com o advento, começamos novo ciclo celebrativo e, pela fé, recomeçamos a vida a partir da encarnação, do mistério do Deus feito homem. O calendário civil…