Artigos marcado com ‘crônica’

110 of 21 items

187. Palavra-pão

por

Talvez seja mesmo verdade aquilo que diz Jesus: “Nem só de pão vive o homem” (Mt 4,4). Afinal, todos sabemos o quanto a vida se alimenta de mil outras coisas que não apenas a comida de todos os dias – por mais essencial que ela seja. Uma vida sem carinho torna-se, aos poucos, anêmica e…

186. A árvore da vida

por

Nesses últimos dias, indo à casa de minha mãe, uma árvore me chamou atenção. Sinto-a me provocando sempre que passo por ela, como se me pedisse um poema. É que tudo está tão prenhe de vida que constantemente passam…

185. A visita indesejada

por

Todo mundo já recebeu uma visita inesperada, aquela que chega de mansinho e vai se instalando em hora inoportuna. A gente estava com o roteiro do dia feito, tudo planejadinho, e de repente, lá vem aquele amigo ou aquele parente distante apontando a cara no portão. O jeito é abrir a porta e…

182. Indigência fecunda

por

Em meio a tanta confusão no país, a gente nem sabe mais o que fazer, a quem apoiar, o que dizer. Andamos desconfiados de tudo e de todos. Por trás de um bom projeto, de uma boa causa, se escondem motivações perversas, assustadoras…

176. O legado de Jesus

por

Nossas cidades andam cheias de gente. É um corre-corre danado; não nos resta tempo para quase nada e temos que dar conta de quase tudo. Vivemos à procura de algo que nos devolva a nós mesmos, amenize a frieza da “falta de tempo” e nos ajude a nos sentir…

173. Mudar

por

Sabemos que tudo está em permanente mudança. Basta olhar uma foto antiga e tomaremos aquele susto, benfazejo ou não, ao notarmos que não só o estilo da roupa, não só o corte de cabelo, mas também as feições se transformaram. Ou basta ler os seus próprios…

170. Contra o fluxo

por

Quando jovem, certa vez, numa viagem, precisei apear (assim dizem os mineiros) em São Paulo e tomar outro ônibus. Eu era mocinha do interior e acho nunca tinha saído de casa. Estava acompanhada por mais seis jovens, bem mais espertinhos e…

169. Sagrado ócio

por

Que o descanso é coisa sagrado, parece não haver dúvida. Até Deus descansou no sétimo dia, depois de seis dias de peleja na criação do mundo. O antropomorfismo bíblico – que insiste em dar formas e características humanas a Deus – deu-lhe também o direito do…

168. Largueza de coração

por

Quando a gente retorna à casa paterna, à cidade natal, retorna também ao vivido e ao experimentado no passado, seja o aconchego da infância ou os tormentos das dores familiares. De volta à casa onde morei com meus pais, apesar de…