Artigos marcado com ‘convivência’

6 Items

148. Reflexão para o 7º domingo tempo comum – Mt 5, 38-48 (Ano A)

por

A advertência de Jesus é alerta para que os cristãos não façam a mesma coisa: “Eu, porém, vos digo: ‘Amai os vossos inimigos e rezai por aqueles que vos perseguem!” (v. 44). A resposta cristã ao ódio é o amor e a oração. E essa constitui como um dos principais diferenciais da mensagem cristã em relação a qualquer outra experiência de vida religiosa e social. O amor e a oração pelos inimigos é muito mais do que…

202. Sem sentido

por

Uma das marcas mais profundas das religiões sempre foi a reserva de sentido que elas carregam. A fé, normalmente advinda da transmissão de um grupo, garante esperança ao crente e o arranca da absurdidade da vida cotidiana, tantas vezes esvaziada de qualquer…

147. A coragem da fé

por

Tem gente que faz questão de tornar a vida mais pesada, mais difícil do que ela é, mais penosa do que ela se impõe. A gente já tem tanto sofrimento, já tem tanta dor, tanta peleja que parece burrice insistir em tornar o fardo da vida mais pesado…

109. Um grande não, por um sim bem maior

por

No dia a dia, somos testemunhas de inumeráveis vidas. Amiúde, podemos ver que muitas dessas vidas se encontram apagadas, sem luz, como se fossem “vidas sem vida”. A pessoa respira, trabalha, estuda, paga as contas, ri, festeja, porém, não…

27. Pedagogia da iniciação

por

A pedagogia da aprendizagem, carro-chefe da renovação catequética, trouxe muita conquista para a catequese. Só o fato de ter tratado o catequizando como parte integrante do processo catequético e de ter compreendido que a verdade não é algo pronto, mas depende do …

56. Espaços de convivialidade

por

Já foi o tempo em que a paróquia era um lugar geográfico, onde a pessoa ia só para buscar um sacramento ou cumprir um preceito. Pra falar a verdade, originalmente nossas paróquias sempre foram muito mais que isso. Foi a secularização quem as transformou em prestadoras de serviços religiosos, arrancando-lhes o que ela sempre teve de melhor: seu…