Artigos marcado com ‘Compromisso’

110 of 17 items

229. Inadaptações

por

Todos sabem que o cristianismo nasceu no berço do judaísmo. Dele herdamos infindas características. Do pai Abraão herdamos a fé monoteísta. Os doze apóstolos são uma referência ao novo Israel de Deus, que suplanta as doze…

91. Missa de Cura

por

As missas de cura ou de libertação se tornaram práticas constantes na Igreja. Tem presbítero que se especializou em presidir essas celebrações e faz sucesso no meio do povo. Coitada de nossa gente! Anda mesmo desesperada em busca de um pouco de água para matar a sua sede! Falou que tem ação de Deus…

50. Catequese e sacramentos II

por

azer um processo catequético independente dos sacramentos. Será isso possível? Estamos tão acostumados a esse esquema da catequese sacramental e nos afeiçoamos a ele. Parece-nos impossível imaginar uma catequese que não seja para preparar para a recepção dos …

121. Tempos idos

por

Saudosismo não é coisa estranha à maioria dos humanos. Quando uma crise vem, logo a gente começa a desdenhar o tempo presente e a ficar com saudades de um passado glorioso que só existe nos nossos sonhos. Nem o passado foi tão maravilhoso, nem o presente é tão…

117. Natal

por

O nascimento de uma criança é quase sempre uma festa. Na maioria das culturas, a chegada de uma nova vida é celebrada com alegria. A força da vida pulsa em cada bebê que nasce, e as comunidades festejam esse dinamismo da…

33. Ainda a formação dos catequistas

por

Quanto mais formado o catequista, certamente melhor é o encontro catequético que ele realiza. Todo esforço e investimento na formação dos mesmos não será em vão. Mas a preocupação principal de quem coordena a catequese não deve ser a formação intelectual ou pedagógica do…

65. Rezar com o coração

por

Ainda bem que Deus não está à mercê do nosso muito falar e do barulho de nossas orações.Desprovidos seriam os tímidos e os menos corajosos; os menos afortunados verbalmente e os iletrados! Entretanto, o que se vê hoje são igrejas barulhentas e

70. Mortificações e penitências mil

por

Já foi o tempo em que penitências e mortificações eram símbolo de santidade. Quanto mais abstêmio o católico, mais genuína parecia sua fé. Ainda bem que esses tempos viraram quimera. Certamente que não defendemos a vida desregrada, a ostensão e as riquezas. Não faz parte do modo de vida do cristão o carpe diem (expressão do latim que significa aproveite o dia)! Apesar de o Livro do Eclesiastes…