Artigos marcado com ‘batismo’

110 of 13 items

50. Catequese e sacramentos II

por

azer um processo catequético independente dos sacramentos. Será isso possível? Estamos tão acostumados a esse esquema da catequese sacramental e nos afeiçoamos a ele. Parece-nos impossível imaginar uma catequese que não seja para preparar para a recepção dos …

49. Catequese e Sacramento I

por

A relação entre catequese e sacramentos se mostra estreita ao longo da história, mas com nuances diferentes nos diversos períodos da Igreja. Catequizar ou evangelizar é ordem que Jesus deu à Igreja, a seus discípulos. Cumprir sua ordem é…

48. Catequese e liturgia II

por

No processo de des-escolarização da catequese, papel importante tem a recuperação do vínculo entre liturgia e catequese. Mas como recuperar esse vínculo? Basta introduzir ritos, gestos e símbolos no itinerário catequético? Seria suficiente pegar o

32. O CREDO: Creio na remissão dos pecados

por

O Espírito Santo garante a santidade da Igreja porque torna presente nela Jesus Cristo, no qual o Pai tudo criou e em quem o Espírito tudo santifica. Ele cria a comunhão dos santos, que só existe por causa da graça misericordiosa e perdoante de Deus. Esse artigo de fé do credo nasceu no…

15. Limpando a eira

por

O Evangelho de Mateus traz um versículo intrigante que costuma não ser compreendido imediatamente. Trata-se de Mt 3,12: “A pá está na sua mão; limpará sua eira, seu trigo no celeiro, mas queimará a palha com fogo inextinguível”…

9. Quaresma: tempo de redescobrir o Batismo

por

O tempo litúrgico da Quaresma possui duas dimensões fundamentais: a penitencial e a batismal. A primeira é sobejamente conhecida pela ênfase dada a esse período como tempo de conversão e penitência. A segunda, sobretudo por causa da…

60. Você é Igreja

por ,

Você é Igreja! Nós somos Igreja! / Igreja de Cristo, de irmãos que se unem pra juntos sonhar.
E a nossa Igreja/ vai ser mais Igreja, / se você também assumir esse sonho e por ele lutar.

21. VAI PARA TRÁS DE MIM: A questão messiânica no Evangelho de Marcos

Este trabalho, que consta de três artigos sucessivos, faz uma leitura do Evangelho de Marcos a partir da chave-hermenêutica fornecida por WilhemWrede no seu célebre livro “O Segredo Messiânico” (1901). Com os ajustes necessários, a perspectiva de Wrede possibilita uma percepção mais clara e abrangente da poderosa – e misteriosa – mensagem de Marcos, expandindo os horizontes do…

16. Águas curadoras

por

Que a vida depende da água já é sabido de muito. O povo bíblico, por exemplo, já tinha a água como referencia vital. No livro do Gênesis, aparece a água como começo de tudo. “As trevas cobriam o abismo e o Espírito de Deus pairava sobre as águas” (Gn 1,2). Segue-se, daí, a criação de todas as coisas…