Artigos marcado com ‘atenção’

10 Items

34. O Pai-nosso: Síntese da oração cristã

por

O Pai-nosso é a oração que Jesus Cristo ensinou aos seus discípulos e que nós rezamos em toda celebração eucarística. De fato, também essa oração nos ajuda a entender o essencial da fé cristã e se apresenta como modelo para qualquer oração cristã. Alguns padres da…

119. A linguagem do amor

por

O amor tem sido cantado em versos e prosas. Os amantes têm sido foco da atenção de muitos. Tudo isso porque o amor é escandaloso e atrai para si os olhares. Normalmente, o ele ocupa espaços e se mostra, não passando despercebido aos olhos …

111. Entrada e saída

por

Não raro escutamos alguém dizer que suas palavras foram desperdiçadas, atiradas ao vento, ditas a um público desinteressado que não lhe prestou nenhuma atenção. Até os profetas reclamaram: falaram ao vento; os ouvintes tinham ouvidos…

103. Prestai atenção!

por

Diante da brevidade da vida, corremos o risco de nos distrair, nos dispersar ou cochilar e nem perceber as delicadezas de Deus presentes ao redor de nós. Para que isso não aconteça, Jesus nos adverte a ser pessoas vigilantes e prudentes. Parafraseando Renato Russo, somos chamados a…

38. Preparação dos encontros II

por

Para um bom encontro, muita preparação é necessária. Na semana que antecede o encontro, resta – depois de escolhido o texto bíblico – rezá-lo, aprofundá-lo, torná-lo carne na sua carne, deixar que ele dê sentido à sua vida, ser…

32. A bíblia na vida da Igreja II

por

A bíblia deve ser lida com muito cuidado. Não basta pegar os textos e sair dizendo que tem que ser assim ou assado porque está na bíblia. Vejamos por meio de exemplos alguns cuidados na hora de lê-la…

88. Às pressas, não coma o peixe!

por

Viver correndo virou moda. Agendas cheias virou sinônimo de proatividade, de vida séria. Uma pessoa compromissada, requisitada, certamente com problemas para dizer ‘não’, é vista como alguém disposta, encorajada, cheia de motivação e entusiasmo…

75. O canto do galo

por

Quantas coisas nos passam despercebidas, mas com um olhar atento sempre se encontram novos ensinamentos. Nestes dias, chamou minha atenção o detalhe do “canto do galo” apresentado pelos evangelistas no relato da paixão em que Pedro nega Jesus.

67. O cuidado com o outro

por

No Evangelho de Mateus, Jesus nos chama a atenção para o cuidado com o outro, o nosso próximo. É preciso ter um cuidado especial com as ovelhas mais fragilizadas do rebanho. A ajuda prestada ou recusada a um desses pequeninos é …

18. O Espírito, esse desconhecido

por

Para a caminhada do discípulo, força certa é a ação do Espírito Santo. Ele nos capacita para o longo discipulado. Mas quem é esse Espírito que nos motiva e anima? Quem é esse desconhecido que, muitas vezes, mais parece uma força estranha e não uma amigo desejado que faz morada em nós?