Artigos marcado com ‘abandono’

110 of 11 items

240. Corpos frágeis sob o domínio dos perversos

por

Não é possível passar uma semana nessa Terra de Santa Cruz sem ver exposta a nossa vergonha. A primeira cruz cravada pelos portugueses na Bahia e a evangelização colonizadora que se seguiu resultaram numa amálgama estranha e perversa que, de fé cristã, tem…

173. Amazonas

por

Pequena e delicada como uma pluma. Se esconde até na mão da gente. E, ao vê-la, a gente mal acredita que ali cabe uma samaumeira inteira – como o mistério do sonho que esconde mares abertos e…

198. Um pouco de esperança

por

Em tempos de perseguição e de sofrimento, a esperança tem sido o único antídoto contra o desespero. Esperançar é verbo cuja conjugação mantém a chama da vida acesa e alumia o restinho do juízo que ainda persiste. Foi essa a experiência dos primeiros cristãos quando se viram…

134. A terceira margem: travessia da covardia à fé

por

Jesus convida seus discípulos para atravessar o lago, porque é preciso ir à outra margem; é preciso deixar a multidão, é necessário o descanso, é mais necessário ainda ir aos outros que estão do outro lado. Mas os discípulos, no meio da travessia, se deparam com a…

87. A grandeza da pequenez

por

O complexo de superioridade é coisa irritante. Aqueles cujo ego é maior que o Himalaia se tornam pedra de tropeço na vida da gente. Por toda parte onde andamos, esbarramos em sua prepotência. Por onde vamos, lá está o grande ego…