Artigo por Tania Mayer

110 of 13 items

63. O salário da nossa liberdade

por

É mais fácil atribuir a Deus nossas desgraças que encarar as consequências de nossas escolhas. Na perspectiva de uma fé infantilizada, isentamo-nos, muitas vezes, de nossas responsabilidades diante dos fatos. Com isso, não hesitamos em delegar a Deus o….

61. Fugir da dor é fugir da cura

por

Nesse momento, certamente alguém já se perguntou pelo sentido de tudo o que estamos vivendo. E muitas respostas convergiram para sentimentos comuns como a tristeza e a solidão. A brevidade da morte nesse tempo nos faz sentir tristes e sós, talvez…

59. Só o amor é mais forte que a morte

por

Vivemos num contexto que depõe radicalmente contra a vida. O vírus da Covid-19 está mostrando o quanto estamos imersos em nossa própria vulnerabilidade humana. A precariedade de nossas existências se mostra tão radicalmente que é…

57. Fé em tempos de crise

por

A cada semana que passa, nossas vidas vão se constituindo num misto de incertezas e angústias. Muitas famílias vizinhas ou mesmo nossas famílias e nossos círculos familiares começam a experimentar proximamente os efeitos danosos da pandemia de Covid-19, que deixa lastros de….

55. Deus nos livre do novo normal

por

A vida sofre mudanças na mesma velocidade que as nuvens passam pelo céu. E essa contemplação só é possível se os olhos se voltarem para o além de nós mesmos. Parar algumas atividades cotidianas por alguns instantes se torna uma oportunidade para esse…

51. Fé antirracista

por

Quando um homem negro é asfixiado por um policial branco ou quando um garoto negro é assassinado por policiais dentro da sua casa e tem seu corpo identificado no IML depois do seu desaparecimento percebido pela…

50. Para além do altar

por

A pandemia de Covid-19 tem revelado o rosto perverso do ser humano e das nossas sociedades. Ele mostra a indiferença que podemos nutrir com relação às pessoas, nossos semelhantes, e aos povos vizinhos. Nesse momento, torna-se ainda mais evidente a…

49. Já não somos os mesmos

por

A rotina é tão familiar quanto nosso respirar. Uma vida vivida sem nenhuma rotina é impensável, porque temos a necessidade da segurança que os ritos cotidianos nos dão. Mas há rotinas e…

47. A escatologia brasileira

por

O termo escatologia pode ser traduzido literalmente por discurso ou doutrina sobre a coisa última. Na ciência teológica, a escatologia se dedica ao estudo das últimas realidades, isto é, em como o ser humano, a história e o mundo se encaminharão para o pleno…