Artigo por Solange do Carmo

110 of 969 items

211. Um grão de fé

por

Final de ano e, como é de praxe, o calendário nos convida a uma retrospectiva do caminho. É bom que seja assim. Os dias não devem passar ligeiros, sempre iguais, sem a possibilidade de nomeá-los e celebrá-los. Findado o frenesi do natal, que infelizmente se transformou em…

258. Em socorro

por

Em socorro dos pequeninos,
Lá vem o Deus menino.
Em socorro dos que não tem casa,
Lá vem o Deus da…

210. Fato e boato

por

Os estudos bíblicos nos ensinaram a distinguir entre o que é relato factual e relato teológico, ou entre fato e verdade. Que o texto fala de uma verdade humana profunda e visceral, isso é fato. Mas que a história é verídica, acontecida tal e qual, isso é…

209. Entre ditos, contraditos

por

Não é de hoje que se solidificou a certeza de que o dito popular “as aparências enganam” está corretíssimo. Por causa das aparências já taxamos alguns de loucos e os condenamos à solidão e ao abandono. Já matamos mulheres guerreiras como bruxas. Já dissemos que alguém tem cara de…

208. A fábula do espinheiro

por

As árvores resolveram ungir para si um rei. Disseram à oliveira: “Reina sobre nós”. Ciente de sua missão, ela rejeitou o convite dizendo: “Tenho muito azeite a produzir; não tenho forças para superar as outras árvores e ficar balançando sobre elas”. Convidaram a figueira. A boa árvore deu…

131. Heterodoxias

por

Na mesa do rico,  fartura.
Na barriga do pobre, fundura.
No condomínio dos ricos, beleza.
Na favela do pobre, tristeza.
No mundo dos brancos…

207. Sobre animais inteligentes e homens perversos

por

As fábulas têm muito a nos ensinar. Normalmente são encerradas com a famosa “moral da história”. É o caso da galinha que, ciscando o terreiro à procura de alimento, encontrou um grãozinho de milho. Muito inteligente e trabalhadora, a ave resolveu não comer o milho; ao contrário, achou melhor plantar o grão, pois no futuro daria…