Artigo por Solange do Carmo

110 of 788 items

54.Os cristãos têm algo a oferecer

por

Quando falamos em dialogar com o mundo, com as religiões, com as ciências etc., alguns mais afeitos à tradição católica logo reclamam que estamos relativizando a verdade. E nos acusam de hereges, pois entendem que a Igreja é a…

153. Quando o amor chamar, escutai-o

por ,

izem que quem ama é forte, é irrepreensível; chegam até a dizer que está com a corda toda. Mas não é verdade. O amor nos faz vulneráveis, necessitados do outro; nos põe em condição de reconhecer que não somos tão bons sozinhos, que sozinhos não conseguimos ir muito…

98. Comungar a hóstia

por

Quem foi criado em ambiente católico, desde pequenino, cresceu entendendo que comungar é “receber a hóstia santa”, como diziam nossos pais. Não é à toa que a primeira eucaristia também é chamada de primeira comunhão. Entramos para a catequese…

53. Transmitir a fé num mundo plural

por

No grande areópago do mundo, a fé cristã não tem mais exclusividade. Não é mais a única voz proferida dos púlpitos, nem a grande reguladora do ethos da sociedade pós-moderna. Vozes diversas ressoam ao mesmo tempo, cada qual anunciando seus oráculos, mostrando seus caminhos, fazendo…

97. Comungar de joelhos

por

Não é raro encontrar por aí gente muito jovem, mas com costumes religiosos antigos e ultrapassados. São gestos e sinais de piedade que ficaram esquecidos no passado por um tempo e que retornam às comunidades eclesiais com ar de…

28. Desescolarizando a catequese

por ,

DES-ESCOLARIZANDO A CATEQUESE Alex Cristiano dos Santos Solange Maria do Carmo   Resumo A catequese contemporânea tem apresentado sinais de falência.  Os resultados dos esforços catequéticos têm sido poucos ou quase nulos: não conseguimos contagiar os catequizandos com a proposta do evangelho a ponto de fazê-los prosseguir no discipulado do Mestre de Nazaré. Diante de […]

36. Maria, mulher de muitos nomes

por

Maria, a mãe de Jesus, costuma receber uma espécie de “culto” da parte dos católicos. Certamente não é o mesmo culto que se oferece a Jesus, o seu filho. A palavra culto nem é bem empregada nesses casos, mas é o que popularmente se diz. Na verdade, a fé católica não…

96. Foca no lúdico

por

Certo dia, partilhando com uma amiga acerca da dificuldade de frequentar a comunidade eclesial especialmente por causa da péssima qualidade dos atos litúrgicos, ela me respondeu: “Foca no lúdico”. Achei graça e ela explicou que…

35. A comunhão dos santos

por

Nas primeiras comunidades, os cristãos eram chamados de santos. Paulo endereça várias de suas cartas aos santos que moram em Éfeso (Ef 1,1); aos santos que estão em Filipos (Fl 1,1); aos irmãos em Cristo, santos e fiéis que moram em…