Artigo por Solange do Carmo

110 of 848 items

215. Deus amigo

por

Deus, Onde está tua onipotência, se nos deixas perecer nas mãos dos perversos? Onde está tua onipresença, se comemos sozinhos o pão do amargor? Onde está tudo onisciência, se desconheces nossa peleja? (Ou fechas teus olhos e finges não ver?) Aprendi quando criança que tu sabes tudo, que tu podes tudo e que, em todo lugar, […]

178. Fazer a hora

por

Conta a Escritura Sagrada que, quando o povo de Jerusalém foi deportado para a Babilônia, experimentou um desânimo de fazer dó. “Caiu na deprê”, como dizem por aí. Os deportados não queriam mais saber de trabalhar, nem de…

213. Esperança mitigada

por

Deus da vida, Mesclamos alegrias e dores, Somos assaltados pela morte e pelo apelo vivificador a todo instante. Nossa esperança, ó Deus de amor, Encontra-se mitigada pelo desalento e pela tibieza. Mas, também, mitigada é nossa dor, Transpassada por rasgos de fraternidade, E por veias de solidariedade. Santificado seja, Senhor, teu amor bendito, Que se […]

102. Crendices e temores quaresmais

por

Com a quaresma chegam as crendices e os medos. Apesar de toda informação disponível hoje, não falta quem pense que esse tempo é mais perigoso que os outros, que o demônio está solto, que os lobisomens estão mais à vista, que as tentações se multiplicam…

101. Penitências quaresmais

por

Quaresma: tempo de conversão e, por isso, tempo de penitência, ensina a Igreja. A penitência quaresmal ganha diversos formatos, especialmente nas práticas do jejum, da esmola e da oração. Esse tripé da piedade já orientou a espiritualidade cristã por muito tempo e…