Artigo por Pe. Francisco Cornelio F. Rodrigues

110 of 139 items

136. Reflexão para a Solenidade de Cristo Rei – Lc 23, 35-43 (Ano C)

por

Ora, se concebermos Jesus Cristo, Rei do universo, como um homem forte, potente, sentado em um trono ornado de ouro, com cetro na mão, ditando, julgando e ordenando uma imensidão de serviçais, guerreando, vencendo e subjugando inimigos, estamos imaginando o rei-messias esperado pelos judeus do seu tempo e estamos rejeitando Jesus de Nazaré, o servo de todos, aquele que veio para…

133. Reflexão para a Solenidade de Todos os Santos – Mt 5, 1-12a

por

Todos os anos, a liturgia propõe para a solenidade de todos os santos o texto de Mateus 5,1-12a. Esse é, certamente, um dos trechos mais lidos e conhecidos de todo o Novo Testamento. Trata-se da introdução do primeiro dos cinco discursos de Jesus no Evangelho segundo Mateus, conhecido como “discurso ou sermão da montanha”. Essa introdução ficou conhecida como…

132. Reflexão para o XXX Domingo do Tempo Comum – Lc 18, 9-14 (Ano C)

por

Pelo conteúdo da parábola, muitos leitores, precipitadamente, imaginam logo que os destinatários sejam os fariseus. Porém, como a parábola anterior (lida no domingo passado) dizia claramente que os destinatários eram os discípulos, e essa de hoje é praticamente a continuação daquela, podemos concluir que também essa tem como destinatários principais e primeiros os…

129. Reflexão para o XXVII Domingo do Tempo Comum – Lc 17, 5-10 (Ano C)

por

nesse longo caminho muitos obstáculos são encontrados, enfrentados e superados. Como esse caminho é, sobretudo, um itinerário formativo para o discipulado de todos os tempos, os obstáculos se estendem também aos leitores e leitoras do Evangelho de Lucas, tanto no que diz respeito às exigências para o seguimento de Jesus, quanto à compreensão daquilo que…