Artigo por Leandro Narduzzo

110 of 24 items

152. Um paradoxo

por

Quando voltei para o meu país, para ter uns dias de férias, me deparei com novidades. Achei algumas muito interessantes. A primeira, e mais barulhenta, tratava-se da assunção de um novo presidente com ideias radicalmente diferentes das dos governos dos…

145. … viver para Viver

por

O sofrimento, a injustiça, a mentira escancarada e o descaso passam a fazer parte da nossa paisagem. Aproximamos tanto de nós o horizonte que nosso campo de visão fica reduzido a tal ponto de não enxergarmos nada além de nós mesmos. E, nessa onda de…

127. As outras

por

Dizem os primeiros padres do deserto que a palavra vem do silêncio e a ele se dirige. Isso parece dissonar com a beleza e a bondade de uma boa conversa, que, às vezes, nos faz tanto bem. Mas não discorda, porque, se a conversa é…

109. Um grande não, por um sim bem maior

por

No dia a dia, somos testemunhas de inumeráveis vidas. Amiúde, podemos ver que muitas dessas vidas se encontram apagadas, sem luz, como se fossem “vidas sem vida”. A pessoa respira, trabalha, estuda, paga as contas, ri, festeja, porém, não…

101. Dentro de casa

por

Há poucos dias visitei minha família, como acontece em cada recesso escolar. O reencontro é sempre motivo de festa e de alegria. O nosso coração repousa na calma dos braços familiares e o espírito se refaz para…

90. Anuncio, denuncio ou renuncio?

por

(Marcelle Durães)

Quem trabalha na produção sabe da angústia própria desse primeiro momento em que tudo está para ser feito e não há nada ainda. E aqueles que fazem trabalho manual conhecem, ademais, o esforço e o cansaço físicos, quando não os danos que podem sofrer na …

85. Sofrer a alegria

por

A vida se torna complexa e enfadonha cada vez que nela depositamos nossas ilusões. Uma ilusão comporta um duplo trabalho: iludir-se e desiludir-se. Toda a fragilidade da vida se revela a quem constrói sua vida em torno de uma ilusão. Não estamos…

82. Sou tua obra!

por

Sabemos que o mistério de Deus é inesgotável e oferece, a quem o medita, perspectivas sempre novas para interpretar e viver o amor. Contudo, quando os mestres da espiritualidade se referem aos estados do espírito, coincidem, com mais ou …

77. A mesa

por

A mesa é lugar de comunhão, reconhecimento de si e do outro. Toda vez que penso em meu avô, lembro-me de sua bondade e ternura, mas também de sua perspicácia e picardia. Lembro-me dele à mesa jogando truco com os amigos ou simplesmente partilhando a…

55. A cultura da suspeita

por

Há poucos dias assisti a um vídeo nas redes sociais[1]: Um pai grava seu filho, de quatro ou cinco anos, e lhe propõe um desafio. O menino devia dizer uma frase que acabava com a palavra chocolate e, tendo superada a prova, ele teria direito de brincar com a playstation. O rapaz tinha uma enorme dificuldade para pronunciar…