Sobre o Contéudo

110 of 39 items

39. O sofrimento

por

A presença do sofrimento na vida humana sempre incomodou a muitos. E continua incomodando. Há pessoas cujo objetivo é levar uma vida sem dificuldades ou dor. Essas não entendem nem aceitam a presença das…

38. Os milagres

por

Um tema que precisa ser bem esclarecido, para melhor compreensão da fé cristã, é a questão de saber como Deus age no mundo. Será que ele interfere em nossa vida, realizando os chamados milagres? Os Evangelhos estão cheios de relatos de milagres…

37. As imagens

por

As imagens como representação religiosa têm sido tema controverso desde muito tempo. Não foram os neopentecostais que inventaram essa polêmica. Na Igreja Católica, não é de hoje que os cristãos se posicionam em relação ao uso de imagens nos templos. A história dessa controvérsia já se aproxima da casa de mil anos, quando em 1054, […]

36. Maria, mulher de muitos nomes

por

Maria, a mãe de Jesus, costuma receber uma espécie de “culto” da parte dos católicos. Certamente não é o mesmo culto que se oferece a Jesus, o seu filho. A palavra culto nem é bem empregada nesses casos, mas é o que popularmente se diz. Na verdade, a fé católica não…

35. A comunhão dos santos

por

Nas primeiras comunidades, os cristãos eram chamados de santos. Paulo endereça várias de suas cartas aos santos que moram em Éfeso (Ef 1,1); aos santos que estão em Filipos (Fl 1,1); aos irmãos em Cristo, santos e fiéis que moram em…

34. A veneração aos santos II

por

Como já vimos, os santos são antepassados ilustres da fé (Eclo 44, 1-15): pessoas que viveram o amor ensinado por Jesus. A esses ilustres antepassados a gente venera, ou seja…

33. A veneração aos santos I

por

A fé que temos hoje não foi inventada por nós; foi herdada dos nossos antepassados. Jesus conviveu com os apóstolos, suas primeiras testemunhas. Os apóstolos passaram adiante a experiência de fé que fizeram no…

32. A bíblia na vida da Igreja II

por

A bíblia deve ser lida com muito cuidado. Não basta pegar os textos e sair dizendo que tem que ser assim ou assado porque está na bíblia. Vejamos por meio de exemplos alguns cuidados na hora de lê-la…

31. A bíblia na vida da Igreja I

por

O que chamamos de Bíblia Sagrada é um conjunto de livros, escritos durante um longo tempo. Há diversos tipos de bíblia. Temos a bíblia católica e a bíblia protestante. A bíblia hebraica e a bíblia grega. Mas tomemos como referência o cânon católico…

30. Nossa Igreja é missionária

por

“Como o Pai me enviou, assim eu vos envio”: termina assim o Evangelho de João (Jo 20,21). Com essas palavras, o Ressuscitado encoraja seus discípulos a assumirem sua missão, levando sua boa nova a todo canto. Aquele que viveu anunciando o evangelho vai se tornar o evangelho que os seus seguidores…