Reflita

110 of 52 items

51. Uma sociedade complexa e plural

por

Já se foi o tempo em que a sociedade assentava suas bases numa tradição capaz de gerar um ethos, um estilo de vida, um modo de ser. A sociedade tradicional, cuja identidade se encontrava num conjunto de valores e costumes advindos do…

50. Catequese e sacramentos II

por

azer um processo catequético independente dos sacramentos. Será isso possível? Estamos tão acostumados a esse esquema da catequese sacramental e nos afeiçoamos a ele. Parece-nos impossível imaginar uma catequese que não seja para preparar para a recepção dos …

49. Catequese e Sacramento I

por

A relação entre catequese e sacramentos se mostra estreita ao longo da história, mas com nuances diferentes nos diversos períodos da Igreja. Catequizar ou evangelizar é ordem que Jesus deu à Igreja, a seus discípulos. Cumprir sua ordem é…

48. Catequese e liturgia II

por

No processo de des-escolarização da catequese, papel importante tem a recuperação do vínculo entre liturgia e catequese. Mas como recuperar esse vínculo? Basta introduzir ritos, gestos e símbolos no itinerário catequético? Seria suficiente pegar o

47. Catequese e Liturgia I

por

No processo de des-escolarização da catequese, não pode faltar a recuperação do caráter litúrgico da catequese. Foi quando a catequese perdeu seu tom orante e mistagógico, que ela se escolarizou. Deixou de ser percurso para ser….

46. Orações II

por

Se a oração é instrumento de proximidade com Deus, se ela favorece a comunhão, então a catequese que se esmera na tarefa orante tem mais chances de sucesso na transmissão da fé. Na catequese iniciática, orar é uma graça, um bem, uma….

45. As orações I

por

ma catequese iniciática, aquela que se caracteriza como encontro e não como aula, não dispensa a oração como atividade facilitadora da experiência cristã de Deus. Por meio da oração, o orante se disponibiliza para a escuta, para a entrega, para a sintonia com…

44. Música II

por

Que a música tem função muito nobre na catequese, parece não haver muita discussão mais. Ela é quase uma unanimidade nos encontros catequéticos. Até aqueles modelos mais escolares costumam fazer concessão para uma ou outra musiquinha, animando a turma…

43. Músicas I

por

Já foi o tempo em que catequese e música estavam divorciadas. Hoje, numa aliança bonita, as duas dão as mãos e fazem seu trabalho evangelizador com eficiência. A música catequiza com sua beleza e harmonia…