Reflita

110 of 54 items

54.Os cristãos têm algo a oferecer

por

Quando falamos em dialogar com o mundo, com as religiões, com as ciências etc., alguns mais afeitos à tradição católica logo reclamam que estamos relativizando a verdade. E nos acusam de hereges, pois entendem que a Igreja é a…

53. Transmitir a fé num mundo plural

por

No grande areópago do mundo, a fé cristã não tem mais exclusividade. Não é mais a única voz proferida dos púlpitos, nem a grande reguladora do ethos da sociedade pós-moderna. Vozes diversas ressoam ao mesmo tempo, cada qual anunciando seus oráculos, mostrando seus caminhos, fazendo…

51. Uma sociedade complexa e plural

por

Já se foi o tempo em que a sociedade assentava suas bases numa tradição capaz de gerar um ethos, um estilo de vida, um modo de ser. A sociedade tradicional, cuja identidade se encontrava num conjunto de valores e costumes advindos do…

50. Catequese e sacramentos II

por

azer um processo catequético independente dos sacramentos. Será isso possível? Estamos tão acostumados a esse esquema da catequese sacramental e nos afeiçoamos a ele. Parece-nos impossível imaginar uma catequese que não seja para preparar para a recepção dos …

49. Catequese e Sacramento I

por

A relação entre catequese e sacramentos se mostra estreita ao longo da história, mas com nuances diferentes nos diversos períodos da Igreja. Catequizar ou evangelizar é ordem que Jesus deu à Igreja, a seus discípulos. Cumprir sua ordem é…

48. Catequese e liturgia II

por

No processo de des-escolarização da catequese, papel importante tem a recuperação do vínculo entre liturgia e catequese. Mas como recuperar esse vínculo? Basta introduzir ritos, gestos e símbolos no itinerário catequético? Seria suficiente pegar o

47. Catequese e Liturgia I

por

No processo de des-escolarização da catequese, não pode faltar a recuperação do caráter litúrgico da catequese. Foi quando a catequese perdeu seu tom orante e mistagógico, que ela se escolarizou. Deixou de ser percurso para ser….

46. Orações II

por

Se a oração é instrumento de proximidade com Deus, se ela favorece a comunhão, então a catequese que se esmera na tarefa orante tem mais chances de sucesso na transmissão da fé. Na catequese iniciática, orar é uma graça, um bem, uma….

45. As orações I

por

ma catequese iniciática, aquela que se caracteriza como encontro e não como aula, não dispensa a oração como atividade facilitadora da experiência cristã de Deus. Por meio da oração, o orante se disponibiliza para a escuta, para a entrega, para a sintonia com…