Reflita

110 of 60 items

60. O diálogo com os não-cristãos

por

Durante muito tempo, a Igreja Católica entendeu que, na sua evangelização, deveria converter todas as pessoas ao cristianismo. As outras religiões eram vistas com desconfiança. Era preciso levar o catolicismo romano para terras além-mar e fazer com que todos fossem batizados na mesma fé que…

57. O encontro catequético como espaço dialogal

por

Toda boa conversa precisa de um bom lugar. Uma conversa aconchegante, daquelas amanhecedoras, sem pressa de acabar, exige um espaço dialogal. Espaço não só no sentido de ambiente, aconchego, conforto para os corpos relaxarem e se expressarem livremente, mas também…

56. A fé cristã em diálogo com o mundo

por

No tempo de Jesus, sua postura dialogal causou escândalos a muitos, especialmente àqueles que haviam colocado suas vidas nos moldes estreitos das instituições religiosas. Toda vez que Jesus entrava em relação com uma pessoa considerada diferente…

55.A fé cristã têm algo a receber

por

O diálogo é uma troca; é um intercâmbio não de informações ou de notícias, mas de experiências de vida. No diálogo a gente não oferece palavras, notícias, dados ou conhecimentos; a gente se oferece como dom e acolhe o outro como dom também. Seria muita pretensão…

54.Os cristãos têm algo a oferecer

por

Quando falamos em dialogar com o mundo, com as religiões, com as ciências etc., alguns mais afeitos à tradição católica logo reclamam que estamos relativizando a verdade. E nos acusam de hereges, pois entendem que a Igreja é a…

53. Transmitir a fé num mundo plural

por

No grande areópago do mundo, a fé cristã não tem mais exclusividade. Não é mais a única voz proferida dos púlpitos, nem a grande reguladora do ethos da sociedade pós-moderna. Vozes diversas ressoam ao mesmo tempo, cada qual anunciando seus oráculos, mostrando seus caminhos, fazendo…

51. Uma sociedade complexa e plural

por

Já se foi o tempo em que a sociedade assentava suas bases numa tradição capaz de gerar um ethos, um estilo de vida, um modo de ser. A sociedade tradicional, cuja identidade se encontrava num conjunto de valores e costumes advindos do…