Para Pensar

110 of 38 items

38. O Pai-nosso: O pão nosso de cada dia nos dai hoje

por

O pão nosso Na oração do Pai-nosso, há uma passagem entre os pedidos a favor do Pai – vosso nome, vosso Reino, vossa vontade – e os pedidos que se centram nas necessidades dos discípulos. O primeiro pedido é para essas necessidades. No meio de tantos pedidos santos, a honra do nome de Deus, a […]

37. O Pai-nosso: Seja feita a vossa vontade

por

A vontade de Deus No Evangelho de Mateus, a oração que pede pelo Reino ganha um acréscimo que não aparece na versão de Lucas: Seja feita a vossa vontade, assim na terra como no céu. Essa petição completa a anterior, porque o Reino de Deus só acontece no meio de nós quando acolhemos a vontade […]

36. O Pai-nosso: Venha a nós o vosso Reino

por

Sabemos que Jesus não pregou a si mesmo. O foco da sua pregação foi o Reino de Deus. O Filho de Deus, que está numa relação única com o Pai, é o messias anunciador da chegada iminente do Reino de Deus: “Completou-se o tempo, e o Reino de Deus está perto”…

35. O Pai-nosso: Santificado seja o vosso nome

por

Para Jesus, o nome próprio de Deus é Abba. Assim ele se dirige a Deus, chamando-o de Pai, com profunda confiança filial, carregada de ternura e segurança. Aqui está o núcleo da experiência que Jesus faz de Deus. E Jesus partilha sua oração com os discípulos, convidando-os a invocar a Deus como Pai, com a mesma…

34. O Pai-nosso: Síntese da oração cristã

por

O Pai-nosso é a oração que Jesus Cristo ensinou aos seus discípulos e que nós rezamos em toda celebração eucarística. De fato, também essa oração nos ajuda a entender o essencial da fé cristã e se apresenta como modelo para qualquer oração cristã. Alguns padres da…

32. O CREDO: Creio na remissão dos pecados

por

O Espírito Santo garante a santidade da Igreja porque torna presente nela Jesus Cristo, no qual o Pai tudo criou e em quem o Espírito tudo santifica. Ele cria a comunhão dos santos, que só existe por causa da graça misericordiosa e perdoante de Deus. Esse artigo de fé do credo nasceu no…

29. O CREDO: Creio no Espírito Santo

por

No Credo professamos nossa fé no Pai, no Filho e no Espírito Santo. O Credo maior acrescenta: “Senhor que dá a vida, e procede do Pai e do Filho, e com o Pai e o Filho é adorado e glorificado, Ele que falou pelos profetas”. Nesse Credo, no século XI, a Igreja achou…