Para Meditar

110 of 49 items

49. Olhando pra cima e pra baixo

por ,

Marcela tinha seis anos e não morava longe dos avós maternos. A casa deles era o paraíso terrestre e estava apenas a cinco quadras de onde a menina morava. Sua maior alegria era passar umas horas na casa da Vó Berta e do vó Chico, brincando, conversando, fazendo …

48. Falando feito maritaca

por ,

Certo dia, uma distinta senhora, muito falante, viajava para o exterior. Não era uma viagem para o outro lado do mundo, mas eram horas dentro de um avião, sem conhecer ninguém, sem ter ninguém para conversar. E se tem uma coisa da qual ela gostava era de falar. Falar, falar, falar e falar. Até lhe deram o apelido de…

47. Os dois irmãos

por ,

Num lugar distante daqui, viviam dois irmãos que se queriam muito bem. Seus pais já haviam morrido e um aprendera a cuidar do outro como convém.
O irmão mais velho arranjou uma boa esposa e teve quatro filhos. Vivia feliz com sua família, mas sempre preocupado com o irmão mais novo que ainda estava solteiro, sozinho, sem filhos.

46. O pescador e seu riacho

por ,

Numa cidade bem distante daqui, vivia um homem cuja atividade preferida era pescar. Sua fama como pescador era conhecida na região e causava inveja em pescadores antigos que, em tempos de crises das águas, já não conseguiam trazer peixe para o jantar. Mas esse pescador, não…

45. As aparências enganam

por ,

Havia um famoso conferencista, que corria mundo a fazer palestras e a dar cursos por todo canto. Já estava acostumado ao público e sabia como lidar com a plateia. Aprendera a fazer a leitura de seus ouvintes: as caras e bocas que eles faziam, a postura do corpo, o brilho nos olhos…

43. O Bem-te-vi e a Sabiá

por ,

O Bem-ti-vi e a Sabiá, desde pequeninos, foram criados por zelosas mamães-aves, mas em bosques diferentes. Ambos aprenderam a voar cedo e procurar alimento nas árvores frutíferas da região. Eram dois passarinhos sabidos. Bem-te-vi via tudo, até o que não devia. Sabiá sabia tudo, até o que não convinha. Por causa dessa capacidade especial dos dois pássaros, a Sabiá e o Bem-te-vi não escapavam de algumas encrencas…

42. O Poeta e o Oleiro

por ,

Há muitos e muitos anos atrás, um oleiro decorava e pintava um lindo vaso, quando uma pedra, vinda da direção da rua, acertou em cheio um dos vasos de sua produção.
Indignado e furioso, o oleiro gritava a sua indignação com palavrões e impropérios de fazer doer os ouvidos de qualquer pessoa minimamente decente. Então, correu até a porta da sua olaria onde já havia um monte de curiosos, diante do grande culpado:…

41. Onde está Deus?

por ,

Dona Josefa fora catequista a vida toda. Desde adolescente dedicara-se à difícil tarefa de ensinar o catecismo, preparando as crianças para a primeira comunhão. Os tempos mudaram, as crianças mudaram, a catequese mudou, mas não dona Josefa…

40. Galinhas gordas

por ,

Num sítio muito longe daqui, lá pras bandas de onde nasci, havia um velho homem que criava galinhas. Nesse sítio, as galinhas se orgulhavam de ter belo galinheiro, bem montado, com poleiros elegantes, onde, ao cair da tarde, todas – desde as mais novas até as mais velhas – se empoleiravam para…