Organize catequese

110 of 14 items

14. Angariando a simpatia dos pais

por

Temos insistido em outros artigos que a Catequese Permanente exige uma mudança nos conceitos e na prática catequética. No primeiro artigo desta série sobre a organização paroquial, falamos de três mudanças: mudança na pedagogia catequética, mudança na teologia que …

13. Reunindo para aprofundar e avaliar

por

Dizem por aí que o mundo vai ter fim em reuniões sem fim… Mas fazer o quê? Sem a gente tirar um tempo para reunir, fica difícil trabalhar direitinho. O negócio é tomar muito cuidado para não fazer reuniões infrutíferas, burocráticas, sem vitalidade, só para cumprir o calendário. As reuniões devem ser …

12. Começando a catequese

por

É hora de começar a catequese. Durante meses, a paróquia se mobilizou para organizar o trabalho, no empenho de implantar a Catequese Permanente. Os coordenadores e catequistas se empolgaram com o novo projeto; o pároco apoiou e aprovou as inovações; os conselhos também foram participados e convidados a reforçar o…

11. Celebrando o começo da catequese

por

Depois de tanta preparação, é hora de começar o trabalho. Antes, porém, uma última providência deve ser tomada. A paróquia deve dar visibilidade a todo esse esforço dos catequistas e de tantos outros agentes empenhados nesse projeto. Que tal fazer uma grande celebração com catequistas, catequizandos, pais, amigos, familiares, comunidade em geral?

10. Visitando os catequizandos

por

No começo da implantação do projeto, já houve um mutirão para visitar as famílias e cadastrar as crianças, adolescentes e jovens para a catequese. A visita foi feita a toda a família. Agora, é hora de visitar o catequizando, aquela ovelhinha – criança ou adulto – que Deus lhe confiou…

9. Convidando catequistas

por

Uma das maiores dificuldades levantadas na hora de implantar a Catequese Permanente, especialmente de convidar todo mundo para a catequese com visitas nas casas, é a suspeita – não infundada – de que a paróquia não vai ter catequistas em número suficiente para a demanda de catequizandos. Se a gente for muito …

8. Conhecendo os módulos

por

Para formar as turmas de forma coerente, sem atropelar a catequética que subjaz a Coleção Catequese Permanente, precisamos conhecer bem os livros, seus títulos, para que idade estão destinados etc.
A Coleção Catequese Permanente tem previsão de ter pelo menos 13 livros. Estes estão sendo lançados aos poucos. Todos eles já foram…

7. Formando as turmas

por

As turmas de catequese devem ser compostas por catequizandos do mesmo bairro ou região, de idades aproximadas, e também do mesmo módulo. O critério de organização, como já dissemos, não é se a criança ou jovem fez a primeira comunhão ou a crisma. Na mesma turma pode haver…

6. Organizando as inscrições

por

Normalmente, a visitação das famílias acontece bem antes de começar o ano. Quando a gente vai reorganizar a catequese, colocando-a no projeto da Catequese Permanente, é necessário um tempo para preparar tudo. Tendo visitado as famílias, as fichas de inscrição serão recolhidas pela coordenação da comunidade. Cria-se um banco de dados …

5. Visitando as famílias

por

Apesar de os Evangelhos trazerem claramente a instrução aos apóstolos acerca da necessidade de ir de casa em casa evangelizando, essa não é uma prática católica usual. Então, quando falamos em visitar as famílias, muita gente de boa vontade se…