Livros Bíblicos

110 of 23 items

23. O Livro do II Isaías: Consolo para o povo sofrido

por

Tal foi a força da mensagem do Primeiro Isaías que ela perdurou no tempo. Por ocasião do Exílio Babilônico (586-538 a.C.), um discípulo desconhecido seguiu as pegadas do grande profeta, consolando o povo deportado e dando-lhe esperanças. O Livro do Segundo Isaías, que abrange os…

22. O Livro do I Isaías: Deus salva seu povo

por

É tarefa quase impossível resumir o Primeiro Livro de Isaías (Is 1–39) em uma ou duas laudas. Corremos o risco de simplificar obra tão densa e não fazer justiça aos escritos do profeta. Desde que começamos essa coluna “Livros Bíblicos”, nossa proposta foi apenas oferecer uma…

19. O Livro de Baruc: É tempo de voltar para o Senhor

por

O Livro de Baruc, pouco lido e meditado nos meios populares, tem muito a nos oferecer, apesar de sua compreensão teológica se alicerçar nas bases da retribuição. Baruc nos convida à conversão, a voltar para o Senhor de coração sincero e a repensar o valor das Escrituras Sagradas…

18. O Livro de Malaquias: O amor gratuito de Deus tem suas exigências

por

Malaquias provavelmente não é o nome do profeta que escreveu a obra. O nome do livro vem do hebraico mal’aki, que quer dizer “meu mensageiro”, que aparece em 3,1. Deus envia seu mensageiro para dar dois recados: 1º) Deus ama o povo incondicionalmente e já provou isso. 2º) Amado de Deus, cuidado por ele como um filho, o povo deve se comportar como quem pertence ao Senhor. Como o povo recebe esses recados?

17. O Livro de Zacarias 2: Deus é fiel

por

O livro mais parece uma colcha de retalhos: a impressão que temos é que o redator recolheu textos diversos e os congregou fazendo uma publicação para que nada se perdesse, mas sem muita obrigação de fazer os textos se ajustarem e se complementarem em sentido.