Dicas diversas

110 of 105 items

105. Sétima arte a serviço da fé cristã

por

O cinema conquistou seu espaço no mundo da arte. Ganhou status, cresceu, caiu no gosto popular. Nos tempos idos, havia a magia da película projetada nas grandes salas de cinema. Era chique sair de casa para assistir um filme. Agora, o cinema…

104. O bicho papão do comunismo

por

Nossa gente vive com medo do bicho papão do comunismo. Reforçam essa fantasia o tal segredo de Fátima, as ditas aparições de Nossa Senhora em Medjugorje, a obstinação de João Paulo II com esse tema etc. Para os menos desavisados, o comunismo está ligado ao ateísmo, à negação da fé, à perseguição dos cristãos…

103. Elogio à diversidade

por

Faz parte da cultura judaica a diferenciação. No primeiro relato da criação no Livro do Gênesis (1,1–2,4), essa diferenciação fica muito bem marcada. Deus criou o céu e terra, a luz e…

102. Crendices e temores quaresmais

por

Com a quaresma chegam as crendices e os medos. Apesar de toda informação disponível hoje, não falta quem pense que esse tempo é mais perigoso que os outros, que o demônio está solto, que os lobisomens estão mais à vista, que as tentações se multiplicam…

101. Penitências quaresmais

por

Quaresma: tempo de conversão e, por isso, tempo de penitência, ensina a Igreja. A penitência quaresmal ganha diversos formatos, especialmente nas práticas do jejum, da esmola e da oração. Esse tripé da piedade já orientou a espiritualidade cristã por muito tempo e…

100. Rituais apenas

por

Quando a comunidade celebra a eucaristia ou qualquer outro sacramento, não inventa um rito nem deixa tudo por conta da criatividade dos participantes. Também as celebrações não estão à mercê dos caprichos do ministro que as preside ou, pelo menos, não deveriam estar. Há um manual que orienta os passos da celebração. No caso da […]

99. Sobre os anjos

por

Não é incomum encontrar por aí quem seja devoto dos anjos: de são Miguel, são Rafael, são Gabriel ou dos anjos da guarda, dos anjos poderosos etc. Há quem jure que eles existem e há até aqueles que afirmam já tê-los visto…

98. Comungar a hóstia

por

Quem foi criado em ambiente católico, desde pequenino, cresceu entendendo que comungar é “receber a hóstia santa”, como diziam nossos pais. Não é à toa que a primeira eucaristia também é chamada de primeira comunhão. Entramos para a catequese…

97. Comungar de joelhos

por

Não é raro encontrar por aí gente muito jovem, mas com costumes religiosos antigos e ultrapassados. São gestos e sinais de piedade que ficaram esquecidos no passado por um tempo e que retornam às comunidades eclesiais com ar de…

96. Foca no lúdico

por

Certo dia, partilhando com uma amiga acerca da dificuldade de frequentar a comunidade eclesial especialmente por causa da péssima qualidade dos atos litúrgicos, ela me respondeu: “Foca no lúdico”. Achei graça e ela explicou que…