Dicas diversas

110 of 102 items

102. Crendices e temores quaresmais

por

Com a quaresma chegam as crendices e os medos. Apesar de toda informação disponível hoje, não falta quem pense que esse tempo é mais perigoso que os outros, que o demônio está solto, que os lobisomens estão mais à vista, que as tentações se multiplicam…

101. Penitências quaresmais

por

Quaresma: tempo de conversão e, por isso, tempo de penitência, ensina a Igreja. A penitência quaresmal ganha diversos formatos, especialmente nas práticas do jejum, da esmola e da oração. Esse tripé da piedade já orientou a espiritualidade cristã por muito tempo e…

100. Rituais apenas

por

Quando a comunidade celebra a eucaristia ou qualquer outro sacramento, não inventa um rito nem deixa tudo por conta da criatividade dos participantes. Também as celebrações não estão à mercê dos caprichos do ministro que as preside ou, pelo menos, não deveriam estar. Há um manual que orienta os passos da celebração. No caso da […]

99. Sobre os anjos

por

Não é incomum encontrar por aí quem seja devoto dos anjos: de são Miguel, são Rafael, são Gabriel ou dos anjos da guarda, dos anjos poderosos etc. Há quem jure que eles existem e há até aqueles que afirmam já tê-los visto…

98. Comungar a hóstia

por

Quem foi criado em ambiente católico, desde pequenino, cresceu entendendo que comungar é “receber a hóstia santa”, como diziam nossos pais. Não é à toa que a primeira eucaristia também é chamada de primeira comunhão. Entramos para a catequese…

97. Comungar de joelhos

por

Não é raro encontrar por aí gente muito jovem, mas com costumes religiosos antigos e ultrapassados. São gestos e sinais de piedade que ficaram esquecidos no passado por um tempo e que retornam às comunidades eclesiais com ar de…

96. Foca no lúdico

por

Certo dia, partilhando com uma amiga acerca da dificuldade de frequentar a comunidade eclesial especialmente por causa da péssima qualidade dos atos litúrgicos, ela me respondeu: “Foca no lúdico”. Achei graça e ela explicou que…

95. Direito à limpeza

por

Eu adoro uma roupa limpa e cheirosa! Detesto perfume, mas amo cheiro de limpeza. Desde pequena, minha mãe insistia que pobreza não significa sujeira e que era preciso preservar a dignidade andando sempre limpinha: unhas cortadas, cabelo aparado (por ela mesma ou por uma das minhas irmãs), dentes bem escovados (mesmo quando não tínhamos escova, […]

94. A privacidade dos pobres

por

Todo mundo tem direito à privacidade. Coisa ruim é quando a gente se sente invadida, bisbilhotada, como uma peça de roupa exposta numa vitrine de loja ou um bicho raro exposto num zoológico! Há coisas que só fazem sentido na intimidade, no segredo…

93. O Deus do sucesso

por

Não é raro encontrar pelas ruas veículos com os dizeres “Foi Deus quem me deu’ ou “Presente de Deus”. Nas redes sociais, não faltam postagens do tipo “Meu nome é sucesso; meu segredo é Deus”. Nos cultos…