Dicas diversas

110 of 98 items

98. Comungar a hóstia

por

Quem foi criado em ambiente católico, desde pequenino, cresceu entendendo que comungar é “receber a hóstia santa”, como diziam nossos pais. Não é à toa que a primeira eucaristia também é chamada de primeira comunhão. Entramos para a catequese…

97. Comungar de joelhos

por

Não é raro encontrar por aí gente muito jovem, mas com costumes religiosos antigos e ultrapassados. São gestos e sinais de piedade que ficaram esquecidos no passado por um tempo e que retornam às comunidades eclesiais com ar de…

96. Foca no lúdico

por

Certo dia, partilhando com uma amiga acerca da dificuldade de frequentar a comunidade eclesial especialmente por causa da péssima qualidade dos atos litúrgicos, ela me respondeu: “Foca no lúdico”. Achei graça e ela explicou que…

95. Direito à limpeza

por

Eu adoro uma roupa limpa e cheirosa! Detesto perfume, mas amo cheiro de limpeza. Desde pequena, minha mãe insistia que pobreza não significa sujeira e que era preciso preservar a dignidade andando sempre limpinha: unhas cortadas, cabelo aparado (por ela mesma ou por uma das minhas irmãs), dentes bem escovados (mesmo quando não tínhamos escova, […]

94. A privacidade dos pobres

por

Todo mundo tem direito à privacidade. Coisa ruim é quando a gente se sente invadida, bisbilhotada, como uma peça de roupa exposta numa vitrine de loja ou um bicho raro exposto num zoológico! Há coisas que só fazem sentido na intimidade, no segredo…

93. O Deus do sucesso

por

Não é raro encontrar pelas ruas veículos com os dizeres “Foi Deus quem me deu’ ou “Presente de Deus”. Nas redes sociais, não faltam postagens do tipo “Meu nome é sucesso; meu segredo é Deus”. Nos cultos…

92. O povo gosta

por

Quando criticados sobre certas posturas pastorais, alguns presbíteros não hesitam em encher a boca para dizer: “…mas o povo gosta!”. Justificando-se a partir do gosto popular, trabalham mais ou menos como políticos populistas…

91. Missa de Cura

por

As missas de cura ou de libertação se tornaram práticas constantes na Igreja. Tem presbítero que se especializou em presidir essas celebrações e faz sucesso no meio do povo. Coitada de nossa gente! Anda mesmo desesperada em busca de um pouco de água para matar a sua sede! Falou que tem ação de Deus…

90. Terço dos homens

por

Vai e volta nossa gente ressuscita na Igreja antigas práticas de piedade e faz delas o carro-chefe da pastoral ou da espiritualidade paroquial. Tem de tudo, desde adoração ao Santíssimo, novenas diversas (até de São Miguel), cerco de Jericó, missas de cura e libertação, reza das mil Ave-Marias…

89. Equipes de músicas

por

Eu não sou cantora, nem filha de cantores… Sou como disse o profeta Amós, uma pobre roceira que estava lá na roça cuidando de umas ovelhinhas quando o Senhor me chamou à teologia e, consequentemente, à música religiosa. Por convivência com…